FPF mantém clássicos com torcida única em 2025: medida para segurança nos estádios.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou o parecer do Ministério Público e decidiu manter os clássicos com torcida única em 2025. Essa medida será aplicada nos jogos envolvendo clubes como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Guarani e Ponte Preta. A decisão busca manter a segurança nos estádios e prevenir episódios de violência durante as partidas.

Essa determinação foi motivada pelo parecer emitido pelo Ministério Público de São Paulo, que recomendou à Confederação Brasileira de Futebol e à FPF a continuidade dos clássicos com torcida única na próxima temporada. Desde 2016, após incidentes graves envolvendo torcedores, como a morte de uma pessoa durante uma briga entre corintianos e palmeirenses, o MP-SP tem solicitado essa restrição de público nos clássicos paulistas.

Embora não haja uma lei estadual que obrigue a realização de jogos com torcida única, a recorrência de casos de violência tem levado o MP-SP a recomendar essa medida à FPF a cada início de temporada. A federação, então, decide restringir a presença de torcedores visitantes nos clássicos para garantir a segurança de todos os envolvidos.

A orientação do Ministério Público não é uma imposição legal à FPF, mas a entidade esportiva opta por acatá-la para evitar possíveis responsabilizações por incidentes que possam ocorrer durante os jogos. O documento assinado por Fabio Barbosa Moraes, diretor executivo do Departamento de Segurança e Prevenção de Violência da entidade, destaca a importância de manter a torcida única em todas as competições de 2025.

A primeira partida com torcida única nesse ano será entre Ponte Preta e Santos, pela segunda rodada do Paulistão, agendada para o dia 19 de janeiro em Campinas. A FPF planeja oficiar os Órgãos de Segurança Pública, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Ministério Público para garantir a fiscalização e cumprimento das medidas de segurança nos estádios e durante os jogos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Zubeldía promove treino coletivo no São Paulo com atuação centralizada de Oscar

Zubeldía promove coletivo no São Paulo, e Oscar atua centralizado; veja as escalações

A equipe técnica do São Paulo promoveu, na tarde desta sexta-feira, o primeiro treino coletivo de 2025. Após as atividades matinais de condicionamento físico no complexo da ESPN World Wide, os jogadores foram divididos em dois times no segundo treino do dia e participaram de uma atividade que terminou com o placar de 1 a 1, com gols de Luciano e Calleri. Sem Patryck Lanza, que continua afastado devido a complicações com dengue, e aguardando a chegada de Enzo Díaz, prevista para a noite de sábado, o São Paulo não teve um lateral-esquerdo de origem em campo, o que levou o treinador a fazer improvisações durante a prática.

Durante o treino, uma das equipes contou com Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Moreira; Alisson e Pablo Maia; Erick, Oscar e William Gomes; Calleri. Oscar, recém-contratado, atuou centralizado, mas também flutuou várias vezes para o lado esquerdo, se aproximando de William. O outro time foi formado por Jandrei; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Henrique Carmo; Luiz Gustavo e Marcos Antônio; Lucas Moura, Luciano e Ferreira; André Silva.

No decorrer da atividade, o meio-campista Rodriguinho e o volante Santiago Longo se alternaram entre as posições em campo. Já o aniversariante Pablo Maia foi poupado em parte do treino devido a algumas restrições físicas. No último lance do coletivo, o lateral-esquerdo Igor Vinícius saiu com dores no pé esquerdo, exigindo cuidados por parte da equipe médica.

No que diz respeito aos gols, Luciano foi o autor do primeiro gol do São Paulo no coletivo, após chutar sem chances para Rafael. Na segunda etapa, Calleri recebeu um cruzamento e empurrou a bola para as redes. Além de Enzo Díaz, também é esperado o reforço de Bobadilla, que está se recuperando de uma gripe no Paraguai e deve se juntar à delegação nos Estados Unidos no domingo.

O lateral-esquerdo Patryck Lanza, que enfrentou dengue durante as férias e ainda aguarda a normalização dos exames de sangue, tem sido monitorado diariamente pela equipe médica do clube. O São Paulo retornará aos treinos na manhã de sábado, em Orlando, nos Estados Unidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp