Senar abre 370 vagas para cursos gratuitos do setor agropecuário na Bahia; confira oportunidades
Cursos serão ministrados em sete cidades do estado. Inscrições vão até o dia 17 de janeiro.
DE abre 370 vagas para cursos gratuitos do setor agropecuário na Bahia; confira oportunidades
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos em quatro áreas do setor agropecuário. Ao todo, são 370 vagas disponibilizadas e distribuídas em sete cidades da Bahia.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do SENAR até o dia 17 de janeiro. As aulas estão previstas para começarem no dia 17 de fevereiro de 2025.
Os cursos de Agropecuária, Técnico em Agricultura, Fruticultura e Zootecnia são destinados a jovens e adultos que concluíram o ensino médio e desejam atuar no agronegócio. Uma parte do curso é presencial e a outra, online.
As atividades contemplam aulas teóricas, práticas em campo e avaliações, realizadas na rede de ensino do SENAR.
As capacitações serão realizadas nos municípios de Miguel Calmon, Senhor do Bonfim, Salvador, Gandu, Irecê, Luiz Eduardo Magalhães e Juazeiro. As localidades escolhidas refletem a diversidade do setor agrícola no estado e abrangem culturas como frutas, grãos e pecuária.
Técnico em Agricultura: Cidades: Irecê, Miguel Calmon e Senhor do Bonfim. Carga Horária: 70% a distância e 30% presencial. Este curso foca na produção vegetal, manejo sustentável do solo e aplicação de tecnologias para aumento da produtividade.
Técnico em Agropecuária: Cidades: Juazeiro, Luiz Eduardo Magalhães e Salvador. Carga horária: 60% a distância e 40% presencial. Abrange o manejo integrado de culturas e criações, gestão de propriedades rurais e técnicas modernas para produção sustentável.
Técnico em Fruticultura: Cidades: Gandu e Irecê. Carga Horária: 70% a distância e 30% presencial. Voltado para o cultivo de frutas, ensina técnicas de plantio, manejo, colheita e comercialização.
Técnico em Zootecnia: Cidade: Miguel Calmon. Carga Horária: 60% à distância e 40% presencial. Direcionado à produção animal, aborda nutrição, reprodução, saúde e bem-estar de diferentes espécies.