O prefeito Eduardo Paes institui datas para homenagear religiões católica, evangélica e de matriz africana, com um pacote de medidas que incluem dias especiais para a Festa da Dona Maria Mulambo, da Paróquia Santos Anjos e da missionária Frida Vingren.
Eduardo Paes sancionou projetos de lei que estabelecem datas comemorativas na cidade do Rio de Janeiro relacionadas a temas religiosos na última terça-feira (3). O pacote de medidas, publicadas no Diário Oficial do município, incluem dias relacionados a católicos, evangélicos e fiéis de religiões de matriz africana.
Ele sancionou o projeto que prevê o Dia da Paróquia Santos Anjos, que fica no Leblon, na Zona Sul do Rio, de autoria do vereador Márcio Santos (PV), que será celebrado no dia 2 de outubro.
Um dos projetos inclui no calendário da cidade a Festa da Dona Maria Mulambo, entidade da falange das pombagiras, que faz parte do Povo de Rua das religiões de matrizes africanas. O projeto é do vereador Alexandre Beça (PSD-RJ). A data passa a ser comemorada anualmente dia 1° de novembro.
Eduardo Paes também sancionou o Dia da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira – Conamad. O projeto é do vereador Eliseu Kessler (MDB-RJ). A data da celebração passa a ser no dia 2 de maio.
Também de Eliseu Kessler, o prefeito fez com que o Dia da Pastora Evangélica da Assembleia de Deus, Frida Vingren. A missionária sueca foi casada com Gunnar Vingren e, com ele, trabalhou na fundação das Assembleias de Deus no país e enfrentou perseguições. O dia dedicado a ela passa a ser 13 de junho.