2ª FEMAF: Feira da Agricultura Familiar com Serviços Gratuitos de Cidadania

A 2ª edição da Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF) está chegando, e desta vez com uma proposta ainda mais abrangente. Além de proporcionar à população a oportunidade de adquirir produtos orgânicos da agricultura familiar, a FEMAF também oferece uma ampla gama de serviços gratuitos de cidadania. Entre os dias 04 e 07 de dezembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís, quem visitar a DE terá acesso a atendimentos jurídicos, de saúde e emissão de documentos, tudo isso no Espaço da Cidadania, que funcionará das 9h às 17h.

A DE é uma iniciativa do Governo do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), contando com o apoio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, GIZ e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A Feira agora faz parte do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste, fortalecendo a presença desse setor como protagonista do desenvolvimento rural do estado.

Durante a FEMAF 2024, os visitantes terão à disposição uma série de serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimento em saúde e orientação jurídica. Diversas instituições públicas e privadas se juntaram para oferecer esses benefícios à população. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, destaca a importância da Feira como um espaço de integração entre produtores, consumidores e instituições, além de possibilitar o acesso a serviços gratuitos de cidadania.

Na área da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente, oferecendo vacinas do calendário nacional para adultos, idosos e gestantes, além de exames de mamografia, ultrassom, preventivo e consultas. O Centro Universitário Estácio São Luís disponibilizará avaliação nutricional, limpeza de pele, tipagem sanguínea e massagem. A Força Estadual de Saúde será responsável pela aferição de pressão, glicemia e consultas médicas.

A DE também contará com serviços de emissão de RG Nacional, oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação do Maranhão. Já a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) prestará atendimento jurídico nas áreas da família, registros públicos e consultas de processos cíveis e criminais. Toda essa gama de serviços visa garantir o acesso da população a direitos fundamentais e promover a inclusão social.

Se você pretende visitar a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar, anote os detalhes:
– O quê: 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF)
– Datas: 04 a 07 de dezembro de 2024
– Horário: Das 8h às 22h (início às 15h no dia 04)
– Local: Avenida Prof. Mário Meireles (Lagoa da Jansen), entre a Arena de Beach Soccer e o acesso ao Mirante da Lagoa, São Luís, MA.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Tentativa de assalto em depósito de bebidas em Santa Inês termina com um suspeito preso e moto apreendida

Dono de depósito de bebidas desliga moto de assaltantes e frustra roubo em Santa Inês; um suspeito foi preso

Um revólver calibre 38 e a moto usada pela dupla foram apreendidos. O segundo suspeito não foi localizado até o momento.

1 de 2 Moto usada por assaltantes em Santa Inês — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Moto usada por assaltantes em Santa Inês — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Um homem foi preso suspeito de tentar assaltar um depósito de bebida em Santa Inês, na madrugada da última terça-feira (17). O dono do estabelecimento, ao perceber a presença de dois assaltantes armados, conseguiu sair, desligar a moto da dupla e chamar a polícia.

Segundo informações do 7º Batalhão de Polícia Militar, em Santa Inês, a dupla estacionou a moto na frente do depósito e entrou no local para tentar praticar o assalto. O dono do estabelecimento conseguiu se proteger e escapar do local sem que eles notassem. Na saída, ele observou a moto da dupla ligada e a desligou.

2 de 2 Polícia apreendeu um revólver calibre 38 — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Polícia apreendeu um revólver calibre 38 — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Os suspeitos perceberam a ação, logo em seguida, e fugiram, abandonando a moto no local e efetuando disparos de arma de fogo contra o depósito de bebidas. Nenhum tiro atingiu a vítima.

Após rondas pela região, a polícia conseguiu prender um dos suspeitos desta tentativa de assalto. Ele foi identificado como Michel Sousa do Nascimento. Um revólver calibre 38 e a moto usada pela dupla foram apreendidos. O segundo suspeito não foi localizado até o momento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp