Inscrições abertas: Bolsa de Estudo 100% em Pindamonhangaba para Ensino Superior

Pindamonhangaba vai abrir mais de 30 vagas de bolsa de estudo 100% para Ensino Superior; veja como participar

As inscrições vão começar na próxima segunda-feira (9) e fazem parte do programa “Educa Mais Pinda”.

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que vai abrir inscrições para moradores que desejam ter bolsas de estudo no Ensino Superior na cidade.

As inscrições vão começar na próxima segunda-feira (9) e fazem parte do programa “Educa Mais Pinda”.

Segundo a Prefeitura, neste ano, inicialmente, são 32 vagas disponibilizadas. Elas compõem o orçamento voltado para as bolsas, que é de R$ 925 mil.

A Prefeitura explicou que o valor é fixo e depende da faculdade e do curso escolhido pelos inscritos. Com isso, o número de vagas pode atingir, por exemplo, até 40 oportunidades.

As bolsas em Pinda são para cursos presenciais, semipresenciais e à distância, desde que em instituições reconhecidas pelo MEC.

As inscrições deverão ser feitas online, na aba ‘Bolsas de Estudo 2025’, disponibilizada a partir do dia 9 no site da prefeitura.

Para participar, o interessado deve cumprir alguns requisitos, como: ser residente em Pindamonhangaba há pelo menos 4 anos; pertencer a um núcleo familiar com renda bruta per capita de até 1 (um) salário mínimo; ter sido aprovado no vestibular, no caso de ingressantes, ou estejam cursando o Ensino Superior (sem dependência de matérias), no caso dos não ingressantes; não possuir Ensino Superior Completo; comprovar ter sido aprovado no vestibular ou estar cursando o Ensino Superior; não pode ter sido desligado anteriormente do programa bolsa de estudos devido ao descumprimento de exigências do programa, ou por qualquer tipo de fraude; não receba ou titule, como beneficiário de qualquer outro auxílio público semelhante ou possua bolsa de pesquisa, seguros educacionais de qualquer natureza, bolsa de iniciação científica, financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), crédito educativo de qualquer natureza etc.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp