PL 675 aprovado: Fim dos termos “elevador social” e “de serviço” no DF

Aprovado PL que prevê fim dos termos “elevador social” e “de serviço”

Segundo o PL, a medida busca “coibir qualquer tipo de discriminação” e “garantir a igualdade e dignidade a todos os trabalhadores”. Deputados distritais aprovaram, nesta quarta-feira (4/12), o Projeto de Lei (PL) de número 675 que proíbe a utilização das denominações “elevador social” e “elevador de serviço” em prédios públicos e privados do Distrito Federal.

De acordo com o PL, de autoria do deputado Max Maciel (PSol), a iniciativa visa “coibir qualquer tipo de discriminação, garantir a igualdade e dignidade a todos os trabalhadores e proporcionar o dinamismo para o acesso a estabelecimentos privados”.

Conforme a redação do projeto, em caso de descumprimento da lei, o responsável será punido com advertências – em caso de primeira autuação, e multas de R$ 5 mil para instituições privadas reincidentes, além da responsabilização administrativa.

Inspirada em uma legislação aprovada no Rio de Janeiro, a iniciativa adapta a ideia para a realidade do Distrito Federal, ampliando o combate a práticas que limitam o acesso igualitário a espaços compartilhados.

Aprovado na CLDF, o texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menino de 14 anos é encontrado degolado e sem mão em mata de Samambaia – PCDF investiga o crime

Testemunha-chave viu homens entrarem em mata onde menino foi degolado

Menino Samuel Soares Marques, de 14 anos, foi encontrado degolado e sem uma das mãos em Samambaia. PCDF investiga o caso

Pouco antes de o corpo de Samuel Soares Marques ser encontrado degolado e sem uma das mãos, uma testemunha que viu um carro chegar ao local com quatro homens dentro. A informação foi repassada à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que investiga o caso. O menino foi localizado em um matagal na Quadra 623 de DE, nessa terça-feira (7/1).

A testemunha teria encontrado o corpo do estudante e, então, acionado as autoridades. O cadáver não estaria em estado avançado de decomposição, sinalizando que o crime teria ocorrido havia pouco tempo.

Samuel era morador do Recanto das Emas. O DE apurou que a família do rapaz está desolada e não tem sequer suspeita de quem pode ter cometido a barbárie. A mãe teria descoberto detalhes do crime por meio de notícias veiculadas na mídia sobre o caso.

Menino de 14 anos é encontrado degolado e sem mão no DF

Reprodução/Redes Sociais

Nas redes sociais, amigos e compartilharam espanto pela morte do estudante e comentaram como o garoto era querido pelos seus conhecidos.

“Eu te amo tanto. Não estou acreditando nisso. Por que, meu Deus?”, escreveu uma amiga de Samuel nos stories do Instagram, com uma foto junto ao adolescente. Em outra postagem, o rapaz aparece dançando: “Você era meu dançarino”.

Outra amiga, na mesma rede social, postou uma imagem de luto com a foto do rapaz: Pow, maninho. Vai deixar saudades. Estou sem acreditar”. “Você foi um grande irmão que me deixou hoje aqui na terra, mas mora no meu coração. Te amo, Samuca”, escreveu um amigo, também nas redes.

O homicídio é investigado pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte). As circunstâncias da execução ainda são desconhecidas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF: (61) 9119-8884.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp