Engenharia Ferroviária: único inscrito da UFSC tem visão para o futuro do transporte ferroviário no Brasil

O Curso de Engenharia Ferroviária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem um único inscrito para o vestibular, e esse candidato é João Francisco Rubbo Nobre, um jovem de 18 anos com uma visão clara da importância de uma estrutura ferroviária bem desenvolvida para o progresso de um país. Originário de Valinhos, São Paulo, Nobre está se preparando para a prova que acontecerá em Joinville.

Nobre foi o único inscrito, como primeira opção, no curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC. Mesmo surpreso com a baixa procura pelo curso, ele está determinado a seguir seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil. O curso tem uma duração de cinco anos em tempo integral e oferece 28 vagas, enquanto sua segunda opção, Engenharia de Transporte e Logística, encerrou as inscrições com 19 nomes.

Valinhos, cidade natal de Nobre, foi fundamental em despertar seu interesse pelo setor ferroviário, ao presenciar o impacto positivo das ferrovias na região. Ele expressou sua surpresa com a falta de movimento em prol do transporte ferroviário, considerando a demanda e o potencial para projetos em Santa Catarina. Em sua visão, a presença de um serviço ferroviário eficiente é essencial para o desenvolvimento do país.

Além de Joinville, Nobre também se inscreveu para a Unicamp e a USP, escolhendo o curso de Física como opção nas duas instituições. Com planos de trabalhar na área e melhorar o transporte ferroviário no Brasil, ele enxerga a extensão e a acessibilidade como fatores-chave para atrair mais interessados no curso. A UFSC destaca que a formação em Engenharia Ferroviária e Metroviária visa preparar profissionais para atuar em diferentes áreas no setor ferroviário e metroviário.

Para Nobre, a conscientização sobre a importância do transporte ferroviário é essencial para incentivar mais pessoas a se interessarem pela área. Ele acredita que, se houvesse uma malha ferroviária mais abrangente e que contemplasse o transporte de mais passageiros, a procura pelo curso e a valorização desse modal seriam maiores. Com uma abordagem sistêmica e foco em áreas como projeto veicular, operação, manutenção e gestão ferroviária, o curso da UFSC busca formar profissionais preparados para atender às demandas do setor.

Com um olhar para o futuro e o desejo de contribuir para o avanço do transporte ferroviário no Brasil, Nobre mantém sua determinação em seguir sua paixão pela Engenharia Ferroviária, com o objetivo de promover melhorias significativas no setor. A sua escolha de participar desse curso com alta relevância estratégica reflete seu comprometimento e visão de longo prazo para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária no país.

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Prefeitura de Guarapuava prorroga contrato de transporte público por mais 10 anos: entenda os detalhes e o futuro do sistema

A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, prorrogou o contrato com a Transportes Coletivos Pérola do Oeste por mais 10 anos, podendo rescindi-lo no prazo de cinco anos. O grupo empresarial detém a concessão do transporte público da cidade desde 1973. O atual contrato, firmado em 2009, venceria em dezembro de 2024. Em julho de 2024, a prefeitura contratou um estudo por R$ 648,5 mil para a elaboração de um modelo de sistema de transporte público, que seria utilizado como base para uma nova licitação. Porém, o prazo de finalização vai até novembro de 2025 e, por isso, ele ainda não foi finalizado.

Segundo a prefeitura, são usadas mais de 15 mil passagens por dia no transporte público de Guarapuava. A tarifa técnica foi definida em R$ 8,50 por passageiro para os próximos doze meses. Para manter o valor da tarifa paga pelo usuário, a prefeitura vai subsidiar a diferença para a empresa. Dessa forma, os valores cobrados dos usuários continuam em: R$ 2,50 para quem usa o Guará Card e a meia passagem para estudantes; R$ 6 para quem paga em dinheiro; R$ 1 para cadastrados no Educard Guarapuava.

A prefeitura contratou um estudo para a elaboração de um novo modelo de sistema de transporte público menos de seis meses antes do vencimento do contrato com a Pérola do Oeste. A intenção era utilizá-lo como base para a criação de um edital de licitação para a escolha de uma nova empresa concessionária – porém, a Urbtec, responsável pelo estudo, pode finalizá-lo até novembro de 2025. O Município já adotou todas as medidas necessárias para que seja realizada a nova licitação. Todavia, por força da amplitude e da complexidade do assunto, a empresa contratada para a elaboração dos estudos e dos documentos que servirão de base para a nova licitação tem prazo contratual até 2025 para a entrega do relatório e documentos pertinentes ao Plano de Transporte Coletivo Urbano (PTU), afirma a prefeitura.

No site da prefeitura, o Município afirmou que a prorrogação visa “evitar prejuízos à população e assegurar que a nova gestão municipal tenha tempo hábil para formar suas próprias convicções quanto ao atual contrato e também sobre a nova licitação, que encontra-se em fase de estudos”. O DE questionou a prefeitura porque a prorrogação foi feita por mais dez anos ao invés de menos tempo e aguarda resposta. A Município também explica que o PTU se encontra na etapa de definição do escopo da concessão e proposta de modelo institucional para licitação, “sendo realizado o diagnóstico detalhado do sistema de transporte coletivo atual, além de estudos que auxiliarão na proposição do novo modelo de sistema para a cidade, que será desenvolvido na próxima etapa do plano”. Após a conclusão da fase de diagnóstico, o Município dará início ao estudo da proposição do novo sistema de transporte coletivo. A etapa seguinte definirá a oferta futura do transporte para o Município, estabelecendo o projeto básico e realizando a licitação para a nova operação.

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