Exposição “Povo Vivo – Lideranças Indígenas e Brasileiras Resistentes” na Galeria Takeo Sawada em Presidente Prudente: Uma Jornada pela Ancestralidade.

Com um novo olhar para a ancestralidade indígena, a Galeria Takeo Sawada, localizada no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente (SP), recebe a exposição “Povo Vivo – Lideranças Indígenas e Brasileiras Resistentes” até o dia 10 de janeiro. A visitação é aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 16h às 22h. As obras, feitas com tintas naturais e Nankim Eco sobre papel reciclado, homenageiam lideranças indígenas de diversos estados do Brasil.

Essa exposição apresenta um olhar renovado para a ancestralidade, recontando a história por meio desses povos originários que estão espalhados pelo vasto território brasileiro. A homenagem busca registrar historicamente e reconhecer os mestres que continuam a ensinar pela sua resistência ao longo dos anos. O artista por trás dessa exposição é Marcos Goes, um paulistano de 35 anos, formado em Publicidade e Propaganda, atuando como Diretor de Criação e Artista Natural.

Marcos Goes desenvolveu várias atividades em projetos renomados, como o Instituto Chico Mendes de Biologia, além de ter participado de manifestos artísticos, como o Cinzas da Floresta, junto ao seu amigo Mundano. Em suas próprias palavras: “Hoje comunico a ancestralidade como forma sustentável de recriar arte com pigmentos naturais, produzindo as próprias tintas com baixíssimo impacto ambiental e muita presença e magia no processo, com amor e saber; criando caminhos em torno da espiritualidade em conexão com Gaia, como nossos antigos alquimistas”.

Localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, em Presidente Prudente, o Centro Cultural Matarazzo é o endereço onde você pode conferir essa exposição inspiradora. Para mais informações, você pode ligar para (18) 3226-3399. A Galeria Takeo Sawada proporciona um ambiente de imersão na cultura indígena brasileira por meio das obras de arte de Marcos Goes, que trazem à tona uma reflexão sobre a importância da preservação das tradições e saberes desses povos nativos.

Não deixe de visitar essa exposição única e enriquecedora, que destaca a resistência e a sabedoria das lideranças indígenas do Brasil. Uma oportunidade imperdível de apreciar a arte e a cultura indígena de forma inovadora e cheia de significado. Esteja presente na Galeria Takeo Sawada e mergulhe nesse universo de histórias e vivências que nos conectam com o passado e o presente desses povos tão fundamentais para a construção da identidade brasileira. Aproveite a oportunidade de se emocionar e se inspirar com as obras de “Povo Vivo” em Presidente Prudente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp