O Litoral Norte de São Paulo está passando por problemas de balneabilidade, com um total de 20 praias impróprias para banho, conforme o último relatório da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira (5).
Dentre as cidades que compõem o Litoral Norte paulista, Ubatuba desponta com sete praias consideradas sem condições de banho. Em seguida, aparece Ilhabela, com seis praias impróprias, e Caraguatatuba, com quatro áreas não recomendadas para banho. São Sebastião também está na lista, com três praias onde a bandeira vermelha indicando a impraticabilidade de nadar está presente – confira a relação completa abaixo.
A Cetesb divulga semanalmente a quantidade de bactérias encontradas na água, critério determinante para a classificação de balneabilidade das praias. Quando a contagem de colônias de bactérias ultrapassa 100 por 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho e sinalizada com a bandeira vermelha, advertindo banhistas a evitarem o contato com a água.
De acordo com o órgão responsável, é recomendável evitar banhos nas praias sinalizadas, pois a presença de bactérias pode representar um risco à saúde dos frequentadores. Portanto, é fundamental estar atento às indicações de balneabilidade para preservar a segurança e bem-estar de todos os banhistas.
Confira a seguir a lista completa de praias consideradas impróprias para banho em cada uma das cidades do Litoral Norte de São Paulo:
CARAGUATATUBA:
1. Tabatinga – 250m do Rio Tabatinga
2. Prainha
3. Centro
4. Indaiá
ILHABELA:
1. Pinto
2. Sino
3. Barreiros Norte
4. Barreiros Sul
5. Itaquanduba
6. Itaguaçu
SÃO SEBASTIÃO:
1. Prainha
2. Cigarras
3. Pontal da Cruz
UBATUBA:
1. Rio Itamambuca
2. Perequê-Açu
3. Iperoig
4. Itaguá – Av. Leovegildo, 240
5. Itaguá – Av. Leovegildo, 1724
6. Enseada
7. Lázaro
Fique por dentro das principais notícias do Vale do Paraíba e região Bragantina, e acompanhe mais informações sobre essa e outras questões que impactam a comunidade local. Mantenha-se informado para poder aproveitar com segurança as belezas naturais do litoral norte paulista.