Conheça Pedro Guilherme Gioia, novo secretário de Saúde de Goiânia

Saiba quem é Pedro Guilherme Gioia, superintendente de Vigilância que assume Secretaria de Saúde de Goiânia em meio à crise

Nomeação ocorreu após renúncia de Cynara Mathias, que havia assumido pasta depois da prisão do ex-secretário Wilson Pollara. Novo secretário é formado em administração de empresas

Pedro Guilherme Gioia de Moraes, secretário de Saúde de Goiânia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Pedro Guilherme Gioia de Moraes, que era superintendente de Vigilância em Saúde, foi nomeado titular da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia em meio a um cenário de crise na área da saúde. A nomeação ocorreu após a renúncia de Cynara Mathias, que havia assumido a pasta depois da prisão do ex-secretário Wilson Pollara durante uma operação do Ministério Público.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (4). Segundo a Prefeitura de Goiânia, o novo secretário é formado em administração de empresas, além de possuir MBA em Gestão de Saúde e em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Pedro Guilherme Gioia de Moraes também é formado em engenharia agronômica. Na trajetória profissional, ele passou por órgãos como Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Procon Municipal. Ele atuou na coordenação de programas, fiscalização, apoio administrativo e gestão de processos.

Gioia também exerceu a função de almoçar parlamentar na Assembleia Legislativa de Goiás e foi gerente de Compras na Secretaria Municipal de Saúde, onde coordenou aquisições essenciais. Entre 2021 e 2023, liderou a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental.

Junto com Pedro Guilherme Gioia de Moraes, também foi nomeada a médica Érika Cristina Vieira Oliveira Ximenes Belo para o cargo de secretária-executiva. A direção financeira ficará sob a responsabilidade de Melci Dibe Junior, então diretor de Avaliação e Controle.

NOMEAÇÃO

Secretária de Saúde de Goiânia deixa cargo uma semana depois de assumir a pasta

Após a prisão do secretário de Saúde, Wilson Pollara, e de outros dois servidores da pasta, a Prefeitura de Goiânia nomeou a cirurgiã-dentista Cynara Mathias Costa como titular da pasta. O anúncio foi feito em 27 de novembro.

Acácia Cristina Marcondes Almeida Spirandelli assumiu o cargo de secretária-executiva, enquanto Isadora Morais Parreira Rodrigues foi designada para a superintendência de Redes de Atenção à Saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Estudo revela a magnitude da pandemia de covid-19 no Brasil

Um estudo apresentado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, apontou que mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, afirmou ter sido infectada pelo novo coronavírus. A pesquisa denominada ‘Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de covid-19 no Brasil’ é o maior estudo de base populacional sobre a doença no país.

O levantamento revelou uma exposição substancial ao vírus, com altas taxas de infecção entre os brasileiros. Os resultados apontam para a urgência de medidas eficazes de controle e prevenção da disseminação do vírus no país.

A pesquisa foi realizada em 133 cidades do Brasil e contou com a participação de mais de 33 mil pessoas, com testes de covid-19 sendo realizados em laboratórios especializados. Os dados obtidos são fundamentais para embasar políticas públicas voltadas para o enfrentamento da pandemia.

Além disso, o estudo destacou a importância da ampla testagem da população como estratégia fundamental para o controle da propagação do vírus, identificando assintomáticos e medidas de isolamento mais eficazes.

Os resultados apontam para a gravidade da situação da pandemia no país e reforçam a necessidade de uma resposta coordenada e robusta por parte das autoridades de saúde. A conscientização da população sobre a gravidade da covid-19 e a adesão às medidas de prevenção são fundamentais para conter o avanço da doença no país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp