Presépio ‘diferentão’: Artista baiano inclui foguete da SpaceX, Tesla Cybertruck e robôs em montagem tecnológica

Artista plástico baiano monta presépio ‘diferentão’ com foguete da SpaceX, Tesla Cybertruck e personagens vestidos de robôs

Ladário Brites mora em Salvador e monta presépios anualmente. Neste ano, a produção teve até música criada por inteligência artificial.

A montagem de presépios é uma tradição na época do Natal. Em grandes ou pequenos, o que se encontram normalmente são as imagens de Maria e José ao lado do menino Jesus, na manjedoura. Porém, neste Natal, o artista plástico Ladário Brites, de 65 anos, resolveu desconstruir a ideia tradicional de presépio e incluir elementos inspirados na tecnologia das empresas do bilionário Elon Musk.

Ladário é cristão e está acostumado a montar presépios “diferentões” na casa em que mora, em Salvador. Ele já criticou a violência policial em 2002, em um presépio onde o menino Jesus era baleado, e a vida nas favelas brasileiras em 2005. Neste ano, a ideia surgiu após o artista acompanhar as últimas invenções de Elon Musk, que envolvem empresas de trânsito espacial e de inteligência artificial. A produção conta até com música autoral feita com ajuda de inteligência artificial.

O presépio de Ladário conta com elementos das empresas de Elon Musk, como o foguete da SpaceX e carros luxuosos da Tesla. Os personagens vestidos como robôs, com exceção de Cristo, representam a possibilidade de substituição dos humanos por máquinas, mas mantêm a relevância do amor divino. Uma trilha sonora acompanha todas as cenas, com críticas às transformações provocadas pela tecnologia.

Na montagem de Ladário, a manjedoura é substituída pelo foguete da SpaceX, Elon Musk aparece saindo do foguete e os Reis Magos seguem em um ônibus autônomo da Tesla. A estrela de Belém é representada por um drone, José usa um chip de telepatia da Neuralink e os pastores se deslocam em um Tesla Cybertruck. O Papai Noel aparece com notas de dólares, simbolizando a comercialização da época natalina.

Por fim, Ladário Brites apresenta um presépio inovador, repleto de elementos tecnológicos e críticas sociais. Sua criatividade proporciona uma reflexão sobre o papel da tecnologia e da tradição nos tempos atuais, exaltando a importância do amor divino em meio às transformações da sociedade. Este presépio único representa a visão de um artista que busca expressar suas ideias, sentimentos e conhecimentos por meio de uma forma de arte tradicionalmente ligada à fé e à celebração do Natal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp