Vini Jr. x Neymar, Filipe Luís x Chelsea, Mascherano x Palmeiras… Mundial terá duelos marcantes na 1ª fase
Sorteio dos grupos promove reencontros de rivais, jogadores e técnicos encarando ex-times e até reedição de final
Confira as cidades americanas que serão sedes do Mundial de 2025
Mundial de Clubes 2025: veja análise dos oito grupos
Os 32 participantes da Copa do Mundo de Clubes da Fifa conheceram nesta quinta-feira seus adversários na primeira fase, e algumas partidas terão um sabor especial para jogadores e treinadores de diversas equipes. O sorteio dos grupos apontou uma série de jogos marcantes por diferentes motivos, como reencontro com antigos rivais, duelos contra ex-times e até mesmo um desafio entre craques da seleção brasileira.
O jogo de abertura do Grupo H será entre Real Madrid, do camisa 7 Vinícius Júnior, e o Al-Hilal, do camisa 10 Neymar, que está se recuperando de uma lesão muscular e deve voltar ao time saudita em janeiro.
Neymar foi rival do Real por quatro anos
Rever o Real Madrid terá outros significados especiais para Neymar. Jogador do Barcelona por quatro anos, entre 2013 e 2017, ele disputou oito clássicos espanhóis contra o Real. Fez três gols e saiu do Barça com um saldo de quatro vitórias, contra três derrotas e um empate.
Veja a tabela completa do Mundial de Clubes
Veja o que já se sabe sobre possíveis cruzamentos no Mundial
Final do Mundial de Clubes será em Nova York; conheça os 12 estádios
Se o jogo contra o Real permitirá o encontro com os amigos Vini Jr. e Rodrygo, revelado no Santos como ele, além do jovem Endrick, Neymar também ficará frente a frente com o francês Kylian Mbappé, desafeto dos tempos em que atuaram juntos no Paris Saint-Germain.
Filipe Luís ganhou a Premier League com o Chelsea
Outros reencontros não deverão ser tão amargos. Hoje técnico do Flamengo, Filipe Luís terá pela frente no Grupo D o Chelsea, clube que defendeu na temporada 2014/15, com dois títulos conquistados: Premier League e Copa da Liga Inglesa. O zagueiro David Luiz é ainda mais identificado com o Chelsea. Em duas passagens(2011-2014 e 2016-2019), o ex-defensor da seleção brasileira conquistou seis títulos, incluindo uma Premier League (2016/17) e uma Champions League(2011/12). Mas David Luiz, de 37 anos, ainda não sabe se estará no Flamengo em 2025, já que seu contrato termina no fim deste ano.
Chelsea lembra David Luiz e Filipe Luís após sorteio colocar os dois times no mesmo grupo do Mundial
No Grupo A, o Palmeiras de Felipe Anderson vai estrear contra o Porto, time em que o meia-atacante jogou na temporada 2020/21. Outro adversário do time paulista trará um sabor de Palmeiras x Corinthians para o jogo da terceira rodada. O Inter Miami, de Lionel Messi e Luis Suárez, acaba de contratar como técnico o ex-volante argentino Javier Mascherano, campeão brasileiro com a camisa corintiana em 2005.
Entenda por que o time de Messi está no Mundial de Clubes sem ser campeão da MLS
Mascherano em ação pelo Corinthians
Defensor da Juventus e da seleção brasileira, Danilo vai rever no Grupo G o Manchester City, onde atuou entre 2017 e 2019. Sob o comando de Pep Guardiola, o brasileiro ganhou duas vezes a Premier League, além de uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Alguns colegas de Danilo daquela época ainda estão no City, como o goleiro Ederson, os defensores Kyle Walker e John Stones, o volante Ilkay Gündogan e os meias Bernardo Silva e Kevin de Bruyne.
O Grupo E reserva um climão entre o argentino Martin Demichelis, técnico do Monterrey, e o River Plate, adversário da segunda rodada. Revelado no River, o zagueiro Demichelis deixou o clube em 2003 para fazer carreira na Europa. Como treinador, trabalhou na base do Bayern de Munique até voltar à Argentina, em 2022, para seu primeiro desafio profissional, o River Plate. A tarefa não era fácil: substituir o ídolo Marcelo Gallardo, que tinha deixado o clube após oito anos como o técnico mais vitorioso da história do River. E até que Demichellis não foi tão mal, com três títulos conquistados em 2023: Campeonato Argentino, Copa da Argentina e Supercopa da Argentina. Mas a má fase do time em 2024, causou a saída do treinador em julho.
No comando do Monterrey desde agosto, Demichellis trabalha com dois jogadores que também conhecem bem o River Plate: um como adversário, o goleiro Esteban Andrada, ex-Boca Juniors, e o atacante Lucas Ocampos, que foi revelado no River.
Bayern e Boca reeditam final de 2001
A primeira fase do Mundial de Clubes de 2025 também terá a reedição de uma final. Bayern de Munique e Boca Juniors, que caíram no Grupo C, decidiram a antiga Copa Intercontinental em 2001. Os brasileiros Giovane Élber e Paulo Sérgio foram titulares do Bayern na vitória por 1 a 0 que valeu o título mundial daquele ano, no antigo formato de disputa, apenas entre os campeões da Europa e da América do Sul.
Presente ao sorteio desta quinta, em Miami, representando o Bayern, Élber gravou um vídeo divulgado pelo clube alemão, falando sobre os três adversários da primeira fase – Auckland City, Benfica e Boca -, destacando a partida de 23 anos atrás.
Na última vez que enfrentamos o Boca Juniors, eu estava em campo, em 2001 – observou Élber.