Sorteio do Mundial de Clubes 2025: Duelos marcantes entre Vini Jr. x Neymar, Filipe Luís x Chelsea, Mascherano x Palmeiras… reveja grandes confrontos na 1ª fase

Vini Jr. x Neymar, Filipe Luís x Chelsea, Mascherano x Palmeiras… Mundial terá duelos marcantes na 1ª fase

Sorteio dos grupos promove reencontros de rivais, jogadores e técnicos encarando ex-times e até reedição de final

Confira as cidades americanas que serão sedes do Mundial de 2025

Mundial de Clubes 2025: veja análise dos oito grupos

Os 32 participantes da Copa do Mundo de Clubes da Fifa conheceram nesta quinta-feira seus adversários na primeira fase, e algumas partidas terão um sabor especial para jogadores e treinadores de diversas equipes. O sorteio dos grupos apontou uma série de jogos marcantes por diferentes motivos, como reencontro com antigos rivais, duelos contra ex-times e até mesmo um desafio entre craques da seleção brasileira.

O jogo de abertura do Grupo H será entre Real Madrid, do camisa 7 Vinícius Júnior, e o Al-Hilal, do camisa 10 Neymar, que está se recuperando de uma lesão muscular e deve voltar ao time saudita em janeiro.

Neymar foi rival do Real por quatro anos

Rever o Real Madrid terá outros significados especiais para Neymar. Jogador do Barcelona por quatro anos, entre 2013 e 2017, ele disputou oito clássicos espanhóis contra o Real. Fez três gols e saiu do Barça com um saldo de quatro vitórias, contra três derrotas e um empate.

Veja a tabela completa do Mundial de Clubes
Veja o que já se sabe sobre possíveis cruzamentos no Mundial
Final do Mundial de Clubes será em Nova York; conheça os 12 estádios

Se o jogo contra o Real permitirá o encontro com os amigos Vini Jr. e Rodrygo, revelado no Santos como ele, além do jovem Endrick, Neymar também ficará frente a frente com o francês Kylian Mbappé, desafeto dos tempos em que atuaram juntos no Paris Saint-Germain.

Filipe Luís ganhou a Premier League com o Chelsea

Outros reencontros não deverão ser tão amargos. Hoje técnico do Flamengo, Filipe Luís terá pela frente no Grupo D o Chelsea, clube que defendeu na temporada 2014/15, com dois títulos conquistados: Premier League e Copa da Liga Inglesa. O zagueiro David Luiz é ainda mais identificado com o Chelsea. Em duas passagens(2011-2014 e 2016-2019), o ex-defensor da seleção brasileira conquistou seis títulos, incluindo uma Premier League (2016/17) e uma Champions League(2011/12). Mas David Luiz, de 37 anos, ainda não sabe se estará no Flamengo em 2025, já que seu contrato termina no fim deste ano.

Chelsea lembra David Luiz e Filipe Luís após sorteio colocar os dois times no mesmo grupo do Mundial

No Grupo A, o Palmeiras de Felipe Anderson vai estrear contra o Porto, time em que o meia-atacante jogou na temporada 2020/21. Outro adversário do time paulista trará um sabor de Palmeiras x Corinthians para o jogo da terceira rodada. O Inter Miami, de Lionel Messi e Luis Suárez, acaba de contratar como técnico o ex-volante argentino Javier Mascherano, campeão brasileiro com a camisa corintiana em 2005.

Entenda por que o time de Messi está no Mundial de Clubes sem ser campeão da MLS

Mascherano em ação pelo Corinthians

Defensor da Juventus e da seleção brasileira, Danilo vai rever no Grupo G o Manchester City, onde atuou entre 2017 e 2019. Sob o comando de Pep Guardiola, o brasileiro ganhou duas vezes a Premier League, além de uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Alguns colegas de Danilo daquela época ainda estão no City, como o goleiro Ederson, os defensores Kyle Walker e John Stones, o volante Ilkay Gündogan e os meias Bernardo Silva e Kevin de Bruyne.

O Grupo E reserva um climão entre o argentino Martin Demichelis, técnico do Monterrey, e o River Plate, adversário da segunda rodada. Revelado no River, o zagueiro Demichelis deixou o clube em 2003 para fazer carreira na Europa. Como treinador, trabalhou na base do Bayern de Munique até voltar à Argentina, em 2022, para seu primeiro desafio profissional, o River Plate. A tarefa não era fácil: substituir o ídolo Marcelo Gallardo, que tinha deixado o clube após oito anos como o técnico mais vitorioso da história do River. E até que Demichellis não foi tão mal, com três títulos conquistados em 2023: Campeonato Argentino, Copa da Argentina e Supercopa da Argentina. Mas a má fase do time em 2024, causou a saída do treinador em julho.

No comando do Monterrey desde agosto, Demichellis trabalha com dois jogadores que também conhecem bem o River Plate: um como adversário, o goleiro Esteban Andrada, ex-Boca Juniors, e o atacante Lucas Ocampos, que foi revelado no River.

Bayern e Boca reeditam final de 2001

A primeira fase do Mundial de Clubes de 2025 também terá a reedição de uma final. Bayern de Munique e Boca Juniors, que caíram no Grupo C, decidiram a antiga Copa Intercontinental em 2001. Os brasileiros Giovane Élber e Paulo Sérgio foram titulares do Bayern na vitória por 1 a 0 que valeu o título mundial daquele ano, no antigo formato de disputa, apenas entre os campeões da Europa e da América do Sul.

Presente ao sorteio desta quinta, em Miami, representando o Bayern, Élber gravou um vídeo divulgado pelo clube alemão, falando sobre os três adversários da primeira fase – Auckland City, Benfica e Boca -, destacando a partida de 23 anos atrás.

Na última vez que enfrentamos o Boca Juniors, eu estava em campo, em 2001 – observou Élber.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp