Agenda cultural em Salvador: shows, exposições e espetáculos imperdíveis! Confira as opções de lazer para o fim de semana.

Nadson O Ferinha, Tayrone e Nelson Rufino são excelentes opções de lazer em Salvador para aproveitar no fim de semana. A programação cultural da cidade está recheada de shows, exposições e espetáculos imperdíveis. Confira a lista de eventos em destaque neste texto.

A agenda cultural do DE Bahia apresenta uma variedade de eventos que acontecerão até domingo (8), em diferentes horários e locais pela cidade de Salvador. Se você está em busca de opções de entretenimento, esta é a matéria ideal para você. Continue lendo e saiba todos os detalhes.

Neste fim de semana, os amantes da música poderão desfrutar de diferentes estilos e apresentações ao vivo. Desde o Jazz na Avenida com a Banda Terráquea até as Cantigas de Candomblé em Ópera com o Núcleo de Ópera da Bahia, a diversidade musical é garantida. Já o Samba Santo “De Todos” reunirá diversos artistas no Museu de Arte Sacra para uma tarde animada.

Além disso, a Banda Mel trará o clima de verão para Salvador com o show “Já Pintou Verão”, enquanto os Novos Baianos se apresentarão na Concha Acústica do Teatro Castro Alves no Festival de Música Educadora FM. E para os fãs de música sertaneja, a FENAGRO contará com a presença de Nadson O Ferinha, Unha Pintada, Tayrone e outros nomes de destaque no cenário musical.

No domingo, a programação continua com Nelson Rufino no Pelourinho e a Festa Redriver na Cervejaria ArtMalte, com a presença da banda Samba 40 Graus. Para os amantes da música erudita, a OSBA – VIVA AMADEUS! se apresentará no Teatro Faresi. A diversidade de eventos promete agradar a todos os gostos e estilos musicais.

Para os apreciadores de teatro, a peça “Xaveca a Plateia e Bebe Vinho” estará em cartaz no Teatro Jorge Amado, proporcionando uma experiência de entretenimento única. Já os amantes de exposições poderão visitar obras como “O Povo Negro é o Meu Povo” na CAIXA Cultural Salvador e “Vila Velha, Por Exemplo: 60 Anos de um Teatro do Brasil” no Museu de Arte Moderna.

Não perca a chance de aproveitar o que Salvador tem a oferecer neste fim de semana. Com uma programação cultural diversificada e repleta de opções de lazer, a cidade se destaca como um polo cultural e artístico. Aproveite os shows, exposições e espetáculos disponíveis e desfrute de momentos inesquecíveis na capital baiana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp