Cascavel em alerta: Secretário da saúde confirma surto de chikungunya com 8 casos no Bairro Brasmadeira; sintomas e medidas preventivas

Cascavel emite alerta para casos de chikungunya após confirmação de oito casos; ‘surto’, diz secretário da saúde

Todos os casos foram confirmados no Bairro Brasmadeira, segundo a prefeitura. Veja sintomas.

1 de 1 Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, emitiu um alerta para casos de febre chikungunya após a confirmação de oito casos na cidade. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão de zika e da dengue. Veja sintomas da doença mais abaixo.

Todos os casos foram confirmados no Bairro Brasmadeira, segundo a prefeitura. O secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, afirmou que a situação é considerada surto.

> “Estamos falando de um surto, surto é quando você tem um número determinado de casos, crescendo forte em uma determinada região. Nesse momento é um surto, mas se espalhar pela cidade toda ou região pode se transformar em epidemia”, frisou Bailak.

As vítimas infectadas pelas doenças são todas mulheres. A suspeita é que uma delas, que esteve recentemente no Mato Grosso, possa ter sido
contaminada pela doença no estado.

Todas as pacientes foram atendidas e estão sendo acompanhadas pela secretaria. Ações preventivas estão sendo realizadas para evitar a proliferação da doença, segundo a secretaria da saúde.

“A partir da identificação do aumento dos casos deu início a ações que começaram a ser desencadeadas, dentre elas: busca ativa de pacientes sintomáticos; ações de reforço de raio e bloqueio com inseticida na abrangência dos casos sintomáticos; borrifação residual intradomiciliar com bomba costal em locais de maior aglomeração de pessoas, entre outras”, diz nota da pasta.

A cidade afirma também estar contando com o apoio da 10ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).

Cascavel tem 8 casos confirmados de Chikungunya

SINTOMAS

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), os principais sintomas da doença são:

febre; dores intensas nas articulações; dor nas costas; dores pelo corpo; erupções avermelhadas na pele; dor de cabeça; náuseas e vômitos; dor atrás dos olhos; dor de garganta; calafrios; diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

Segundo a secretaria, a doença pode deixar os pacientes incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DE PR

50 vídeos

Leia mais notícias da região em DE Oeste e Sudoeste.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Edifício é interditado após queda fatal de engenheiro em Santa Maria

O Corpo de Bombeiros de Santa Maria interditou as sacadas de um edifício após o trágico acidente que resultou na morte do engenheiro Gabriel Scapin, de 26 anos. O jovem caiu do quinto andar de uma das estruturas durante uma festa na cidade. A Polícia Civil está tratando o caso como um acidente, que ocorreu no último sábado. Uma vistoria foi realizada no local na terça-feira para avaliar a situação e garantir a segurança dos moradores.

Segundo informações dos bombeiros, as sacadas foram interditadas e o acesso está proibido até que um laudo de segurança estrutural seja apresentado pelo condomínio. Além disso, o proprietário do prédio recebeu uma multa por falta de brigada de incêndio. O plano de prevenção contra incêndio estava desatualizado e o alvará vencido, o que contribuiu para a interdição das sacadas.

A Polícia Civil está investigando o caso e apurando as circunstâncias da queda de Gabriel Scapin. O jovem estava participando de uma confraternização na casa de amigos quando o acidente ocorreu. Ele escorava em uma mureta de madeira na sacada e, infelizmente, a estrutura cedeu, resultando na sua queda fatal. O Samu foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito.

Gabriel Scapin era formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria e trabalhava remotamente para uma empresa em Florianópolis. Ele morava na cidade com o irmão e seu velório e enterro aconteceram em Frederico Westphalen, onde foi sepultado no Cemitério Municipal. O jovem era reconhecido pela sua dedicação à profissão e seu carinho pelos amigos e família.

O edifício onde ocorreu o acidente é agora alvo de investigações e medidas corretivas para garantir a segurança dos demais moradores. A tragédia deixou a comunidade de Santa Maria consternada com a perda de um jovem tão talentoso. A interdição das sacadas é uma precaução necessária para evitar que novos acidentes ocorram no local e para que a justiça seja feita em relação ao acontecido.

A comoção pela morte de Gabriel Scapin se espalhou pela cidade e a família e amigos enlutados buscam respostas sobre o que levou ao trágico acidente. Enquanto as investigações prosseguem, a memória do jovem engenheiro é honrada por todos que o conheceram e desfrutaram de sua companhia. Que a justiça seja feita e que medidas de segurança sejam implementadas para evitar que casos como este se repitam.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp