O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto está a um passo de conquistar o título da Fórmula 2, mas a disputa promete ser acirrada até o final deste domingo, 8, na última etapa da temporada, em Abu Dhabi. Com 188,5 pontos, ele lidera o campeonato, seguido de perto pelo francês Isack Hadjar, que possui 188 pontos, e pelo estoniano Paul Aron, com 163.
Na classificação realizada nesta sexta-feira, 6, Bortoleto marcou o tempo de 1:35.780 e garantiu a segunda posição no grid da corrida principal, atrás de Victor Martins, que conquistou a pole position. Hadjar largará em quarto lugar, enquanto Aron começará em terceiro.
Com 37 pontos ainda em disputa no fim de semana – 25 pela vitória na corrida principal, 10 pela sprint e 1 ponto adicional para a volta mais rápida em cada prova –, a definição do título só ocorrerá no domingo.
Cenários para o título
Para ser campeão, Bortoleto precisa igualar ou superar a pontuação de Hadjar e evitar que Aron some 26 pontos a mais do que ele. Existem várias possibilidades, mas a mais simples é vencer a corrida principal e terminar em segundo na sprint, o que impediria Hadjar de alcançá-lo, mesmo que o francês tenha um bom desempenho.
Outro cenário favorável seria vencer a corrida principal, ficar em terceiro na sprint e conquistar as voltas mais rápidas em ambas as provas, atingindo a pontuação “mágica” de 33. Isso garantiria o título sem depender dos resultados dos concorrentes.
No entanto, se somar menos de 14 pontos, Bortoleto dependerá de um desempenho inferior de Hadjar e Aron para ser campeão. E mesmo que o brasileiro não pontue, ainda há chances de título, desde que Hadjar não marque nenhum ponto e Aron não ultrapasse 25 no total do fim de semana.
Futuro na Fórmula 1
Além da briga pelo título, Bortoleto já tem o futuro garantido: foi confirmado como piloto da Sauber na Fórmula 1 para 2025. A conquista da Fórmula 2 seria mais um marco na carreira do jovem brasileiro, que já venceu a Fórmula 3 no ano passado e está consolidando seu nome entre os grandes talentos do automobilismo.