Banhista perturba elefante-marinho em praia de SC; VÍDEO
Importunar animais silvestres é crime ambiental conforme a Lei nº 9.605/1998. Gravação foi feita em Laguna.
Elefante-marinho é perturbado por banhista em praia de SC
Elefante-marinho é perturbado por banhista em praia de SC
Um vídeo flagrou um elefante-marinho sendo importunado enquanto descansava na praia do Gravatá, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. A imagem mostra o animal se movimentando enquanto uma pessoa fica bem próximo a ele. O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (5).
O vídeo foi divulgado pelo Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual do estado (Udesc). Na publicação, a instituição disse que “indivíduos tentaram forçá-lo a entrar no mar, desrespeitando sinais claros de resistência do animal” e alertou que a conduta pode ter colocado a vida dele em risco.
Conforme o Laboratório de Zoologia, a suspeita é de que o animal voltou para a água, já que ele não foi mais visto mais na região.
Molestar, capturar ou perturbar animais silvestres é crime ambiental conforme a Lei nº 9.605/1998. A pena para estes crimes é de detenção de 6 meses a 1 ano e multa.
Além do crime, a prática compromete diretamente o bem-estar e a vida desses animais, já que eles usam as praias e costões para descansar após longas jornadas migratórias, segundo o laboratório da Udesc.
O DE procurou a Polícia Militar, que informou que não foi acionada para a ocorrência. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi procurado e informou que não havia recebido denúncias sobre o caso até a tarde desta sexta-feira (6).
O Ibama destacou, porém, que denúncias sobre maus-tratos ou qualquer abuso contra animais, além de demais danos ao meio ambiente, podem ser feitas no telefone Linha Verde, pelo 0800-618080.
“Agradecemos àqueles que respeitam as orientações e reforçamos o apelo para que todos colaborem na preservação e proteção dos elefantes-marinhos que visitam nossa região”, escreveu o laboratório.