ICMS sobre compras online: alíquota será de 20% a partir de abril de 2025

O aumento da alíquota do ICMS sobre compras on-line foi motivo de comemoração para o varejo e a indústria nacionais, que alegam que a medida trará mais igualdade de condições tributárias. A partir de abril de 2025, a alíquota do imposto passará de 17% para 20%. O ICMS é um imposto estadual cobrado pelo estado onde o consumidor reside.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) elogiaram a decisão do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) de aumentar a alíquota do ICMS para as plataformas internacionais de e-commerce. Eles afirmam que essa medida aproxima o imposto das vendas internacionais da tributação que as empresas nacionais do varejo e da indústria pagam, que é em média 25% de ICMS.

Desde 2023, as plataformas internacionais passaram a pagar 17% de ICMS. No entanto, após decisão do Congresso Nacional, as compras de pequeno valor, até US$ 50 (cerca de R$ 300), voltaram a ter imposto de importação de 20%. Esse imposto federal incide sobre as compras realizadas em sites estrangeiros. O aumento do ICMS sobre as compras on-line começará a valer a partir de 1º de abril de 2025.

Os representantes do setor varejista e da indústria alegam que as mudanças tributárias visam promover uma competição mais justa. Eles afirmam que o setor gera cerca de 18 milhões de empregos e defendem igualdade de condições tributárias para que haja equilíbrio na concorrência. Apesar de considerarem a decisão como um avanço, destacam que ainda há diferenças na tributação estadual em relação às plataformas de e-commerce internacionais.

O aumento da alíquota do ICMS sobre compras on-line só será implementado nos estados em que a alíquota atual for inferior a 20% com a aprovação das respectivas Assembleias Legislativas estaduais. Nos demais casos, não será necessária nenhuma alteração legislativa para a aplicação da nova alíquota. A medida visa garantir uma competição mais justa no mercado varejista e industrial nacional. Fique por dentro de todas as notícias acessando o canal de notícias no Telegram do Metrópoles.

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Round 6: Segunda temporada amplia conflitos e humaniza os vilões em jogos sádicos

Round 6: segunda temporada amplia conflitos e humaniza os vilões

Com diversos recordes batidos, Round 6 volta para a segunda temporada com o
humor ácido e com os jogos sádicos da primeira

A espera acabou! A segunda temporada de Round 6 chegou ao catálogo da Netflix. Dirigida e escrita por Hwang Dong-hyuk, a produção chega credenciada pelos números como um dos grandes lançamentos do streaming para o ano.

Na nova leva de episódios, o protagonista Gi-Hun, ou jogador 456, (Lee Jung-jae) desiste de viajar aos Estados Unidos e volta à Seul, na Coréia do Sul, para descobrir quem está por trás dos jogos e acabar com o sádico esquema dos ricos. Entretanto, algo sai errado e ele se vê tendo que encarar as disputas novamente.

Lee Jung-jae volta à trama, mas agora com um comportamento bastante diferente. Se na primeira temporada ele estava assustado e com medo por conta dos jogos, agora ele volta mais confiante para as disputas. Lee foi forçado a alterar a personalidade de Gi-Hun, que surge como “herói”, e alterna entre os lados fortes e frágeis do protagonista.

Como muitos personagens morreram, o diretor Hwang Dong-hyuk optou por explorar personagens que ficaram vivos, como Gong Yoo, o recrutador; o policial Jun-ho, que leva um tiro nos capítulos finais; e o líder (front man), “responsável pelos jogos”.

Apesar aparecerem pouco na primeira temporada, o trio assume protagonismo e surgem em momentos-chave para a produção. O Líder, por exemplo, é responsável por manipular o jogo e dá aquele ar de “indignação”. Tom Choi, responsável pela interpretação, passa um ar muito confiante, assustador e que, em certos momentos, acalma com a voz mansa.

Além das já conhecidas figuras, muitas outras surgem, e é evidente que o diretor e roteirista optou por colocar pessoas mais jovens e com personalidades bastante diferentes. E é interessante ver cada uma performando “em seu mundo” e como colaboram para o todo. Tem o rapper “famoso”, a menina popular, o queridinho da mamãe, os maus-caracteres, entre outros e traz um ar de comédia em muitos momentos.

JOGOS SÁDICOS E CONFLITOS

As mortes e a plasticidade, que são a alma de Round 6, entretanto, continuam presentes e até seguem um roteiro semelhante à primeira temporada. O primeiro jogo, por exemplo, conta com a mesma sequência: o Batatinha Frita 1, 2, 3 começa, a primeira pessoa morre e o caos toma conta, com diversos tiros sendo disparados.

É here que Lee Jung-jae passa de um simples jogador à herói da produção e é visto com outros olhos pelos demais participantes. Ele se junta a novos personagens para ganhar os jogos e conta, assim como na temporada 1, com um conhecido.

Se você é fã da série, vai lembrar que na primeira temporada há uma votação que encerra com o jogo, mas volta posteriormente por conta da vontade dos participantes. Agora, essa votação acontece após as dinâmicas, como algo obrigatório, e eleva, ainda mais, os conflitos.

Essa é uma proposta muito clara do diretor de fazer um paralelo à nossa sociedade. Como a polarização política acontece no mundo todo, e no Brasil não foi diferente, Hwang buscou o alcance de Round 6 para fazer uma crítica social.

De acordo com ele, os discursos de ódio estão cada vez mais acalorados e são motivados por diversos assuntos, como por questões religiosas, ideológicas, históricas, raciais ou de gênero, entre muitas outras. Por conta da votação, os participantes são divididos em duas equipes, X e O, e isso gera muita confusão no lobby.

Uma grande diferença desta temporada é que a série buscou humanizar os atiradores e aqueles que estão do lado do sádico evento. A nova leva de episódios mostra o rosto dos assassinos e como os conflitos morais alcançam, também, as pessoas que participam da organização. Uma sniper, inclusive, é bastante mostrada e atua como uma coadjuvante na produção.

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