Autoridades se reúnem em evento em homenagem ao ministro Bruno Dantas

Autoridades prestigiam evento em homenagem ao ministro Bruno Dantas

Ex-presidente da Corte e professor, Dantas foi condecorado com o lançamento de um livro com estudos elaborados em sua homenagem

No dia em que presidiu a última sessão deliberativa do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) [https://www.DE.com/tag/tcu], nessa quarta-feira (4/12), o ministro Bruno Dantas [https://www.DE.com/brasil/politica-brasil/dantas-e-empossado-presidente-do-tcu-e-critica-quem-prega-violencia] recebeu uma homenagem que ficará marcada em sua trajetória e memória. À noite, no Salão Nobre do TCU, houve o lançamento do livro O Novo Perfil do Controle Difuso de Constitucionalidade: estudos elaborados em homenagem ao professor Bruno Dantas nos 20 anos da Repercussão Geral.

A publicação foi desenvolvida em coautoria por três nomes consagrados no direito brasileiro, sendo eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Isabel Gallotti; e a professora doutora Teresa Arruda Alvim. No prefácio do livro, constou o texto assinado pelo ex-presidente do Brasil José Sarney.

Estiveram presentes no evento de lançamento o novo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; Dias Toffoli, ministro do STF; Kassio Nunes Marques, ministro do STF; a ministra Maria Cristina Peduzzi, ex-presidente do TST; o ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Nomes como Marcos Pereira, presidente do Republicanos; deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), candidato à presidência da Câmara; ex-ministro do TCU José Jorge; Edison Lobão, ex-ministro de Minas e Energia do Brasil e ex-senador; Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, senador Renan Calheiros e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também prestigiaram a ocasião.

Bruno Dantas recebeu homenagem que ficará marcada na sua trajetória profissional

Em discurso, o então presidente do Tribunal de Contas da União agradeceu a presença de todas as autoridades e amigos. “Olho para o Salão Nobre do TCU e fico me perguntando o que fiz para merecer tanto carinho e reconhecimento”, salientou.

“Dantas destacou que os coautores atribuíram a ele a função da qual ela mais se orgulha, que é a de professor. ‘Isso me faz voltar às origens’, afirmou o ministro, que agora passará o cargo a Vital do Rêgo, novo presidente da Corte.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Bruno Dantas definiu a noite de 4 de dezembro de 2024 como ‘de muita emoção’. ‘No dia que eu presidi a minha última sessão deliberativa do plenário do TCU, receber uma homenagem como essa, de três pessoas que eu admiro e quero muito bem, é para consagrar a vida de qualquer um’, iniciou.

Ministro Bruno Dantas autografa livro

Na conversa, o homenageado complementou sobre o sentimento de receber tamanha honraria por parte dos ministros e da professora: “Estou muito grato e emocionado por esse reconhecimento”. Presidente do TCU desde dezembro de 2022, o ministro ressaltou que “escolheram a dedo” o assunto abordado no livro. “Foi o tema da minha dissertação de mestrado, e eles escolheram como título para o livro não homenagear o ministro, mas sim o professor Bruno Dantas”, endossou.

Autodenominado como “estudioso inveterado”, Bruno frisou que sempre adorou ler desde a infância. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dos programas de mestrado e doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e da Universidade Nove de Julho (Uninove), ele confidenciou se sentir completamente realizado no papel de docente.

“A vida acadêmica é o local em que me realizo. Agora, encerrando essa fase como gestor e presidente do TCU, quero voltar a me dedicar a isso, às aulas e às artes, que eu acredito que essas são formas de expressão, das ideias, do pensamento, da cultura, que são a forma mais genuína de se transmitir algo para alguém. E eu gosto muito disso, gosto de compartilhar”, confessou em entrevista à coluna.

Ministro do STF Gilmar Mendes ao lado do ministro Bruno Dantas e a professora Teresa Arruda Alvim

Para Camila Dantas, esposa do então presidente do TCU, o marido é uma pessoa “extremamente inovadora”. “Eu aprendo cada vez que eu estou com ele. Ele é entusiasmado, curioso, sabe de tudo. Ele é minha biblioteca particular. Ele enalteceu muito o papel do TCU”, revelou à coluna.

Teresa Arruda Alvim, por sua vez, explicou que procurou trazer um tema ligado às preocupações do ministro. “Eu fui orientadora dele no mestrado e no doutorado, sei bem nos temas que ele gosta”, detalhou.

Professora Teresa Arruda Alvim

“Esse livro está coeso. Ficou, de fato, um resultado muito interessante e sobretudo útil para o advogado”, disse a professora e coautora da publicação.

Já para a ministra do TSE Maria Isabel Gallotti, que também assina a obra, a experiência de produzi-la foi “muito gratificante”. “Embora seja um livro cujo objetivo principal é homenagear o ministro Bruno Dantas, eu aprendi muito na organização dele, porque reuniu doutrinadores muito importantes na área do direito processual e eu tenho certeza que vai ser muito útil para toda a comunidade jurídica-acadêmica e profissional”, enfatizou.

Ministra do TSE, Maria Isabel Gallotti; ministro Bruno Dantas; Caio Victor Ribeiro dos Santos; e a professora Teresa Arruda Alvim

Assista ao vídeo do evento em homenagem ao ministro Bruno Dantas, por Zero 61 Produções:

Confira as fotos de Nina Quintana:

Guiomar e Gilmar Mendes, ministro do STF; o ministro do TCU Bruno Dantas e Camila DantasNovo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; e Vilauba Moraes Vital do RêgoClaudia Meireles com o presidente do STF, ministro Luís Roberto BarrosoO presidente do STF, ministro Luís Roberto BarrosoKassio Nunes Marques, ministro do STFClaudia Meireles e ministra Maria Cristina Peduzzi, ex-presidente do TSTMinistro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro FilhoMinistro Bruno Dantas com o ministro da Educação, Camilo SantanaPresidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira; com o ministro Bruno DantasDeputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB)Ministro Bruno Dantas com o ex-ministro do TCU José JorgeEx-ministro de Minas e Energia do Brasil e ex-senador, Edison Lobão; com o o ministro Bruno DantasMinistro Bruno Dantas com o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo MaiaSenador Renan Calheiros com o ministro Bruno DantasMinistro Bruno Dantas com o presidente do Banco Central, Roberto Campos NetoClaudia Meireles e a procuradora-geral do DF Ludmila Lavocat GalvãoMinistro Bruno Dantas com José Levi, ex-ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) e ex-secretário-geral do TSESecretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel MaiaAntônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e Bruno DantasMinistro Bruno Dantas com a professora Teresa Arruda AlvimPresidente e fundador da editora Fórum, Luís Cláudio Rodrigues; com o ministro Bruno Dantas e diretora executiva da editora Fórum, Maria Amélia MelloNovo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; e Fábio AndradeFrancisco Agosti; ministro Bruno Dantas; e Pedro Ivo VelosoMinistro Bruno Dantas e André MalheirosJaildo Marinho e Caio MendonçaAndré Macedo e Eliane RibeiroDiscurso do ministro Gilmar MendesNovo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; e ministro do STF Gilmar MendesO presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; com o ministro Bruno DantasNovo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo; ministro do STF Gilmar Mendes; presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; ministro do TCU Bruno Dantas; e a professora Teresa Arruda AlvimMinistro do STF Kassio Nunes MarquesMinistro do TCU, Vital do Rêgo, novo presidente da CorteDiscurso do novo presidente do TCU, Vital do RêgoMinistro Vital do Rêgo cumprimenta o ministro Bruno DantasMinistra do TSE Maria Isabel GallottiMinistro do STF Dias ToffoliDiscurso da professora Teresa Arruda Alvim, coordenadora da obraMinistro da Educação, Camilo SantanaTeresa Arruda AlvimMinistro Bruno Dantas discursa para os convidadosBruno Dantas foi presidente do TCUMinistro do TCU Bruno DantasMinistro do TCU Bruno DantasDeputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) com o ministro Bruno DantasMinistro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; e Claudia MeirelesMinistra do TSE, Maria Isabel Gallotti; ministro Bruno Dantas; Caio Victor Ribeiro dos Santos; e a professora Teresa Arruda Alvim

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do Metrópoles.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp