Ricardo Ishmael, Jornalista e Escritor, Recebe Título de Cidadão Soteropolitano em Salvador: Conheça a sua Trajetória

Ricardo Ishmael, escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia, recebeu o título de Cidadão Soteropolitano em uma cerimônia emocionante que aconteceu na noite de sexta-feira (6) na Câmara Municipal de Salvador. Serrinha, município localizado a 190 km da capital baiana, foi o local de nascimento de Ishmael, que se mudou para Salvador em 2005. Durante seu discurso, o apresentador destacou a relação especial que construiu com a cidade ao longo dos seus 19 anos residindo na região.

A entrega do título foi resultado de uma indicação feita pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). Diversas personalidades importantes, como a cantora Mariene de Castro, a pesquisadora Nancy de Souza (Vovó Cici), o babalorixá Pai Pote de Santo Amaro e o Padre Lázaro Muniz, estavam presentes na cerimônia para homenagear o jornalista.

Com uma longa trajetória na Comunicação Social, Ricardo Ishmael acumula mais de 20 anos de experiência na área. Com prêmios nacionais em seu currículo, como o ABECIP Responsabilidade Social e Direitos Humanos da OAB/RS, o jornalista atua na Rede Bahia/TV Globo desde 2001, sendo promovido a apresentador titular do Jornal da Manhã em 2010.

Além de suas contribuições na televisão, Ishmael também é reconhecido como escritor, com seis livros publicados, sendo um para adultos e cinco destinados ao público infanto-juvenil. Sua produção literária já ultrapassou a marca de 100 mil exemplares vendidos e adotados em escolas. Com formação em História e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo, o jornalista continua sendo uma figura importante no cenário cultural da Bahia.

Participando ativamente da produção de documentários e coberturas internacionais, Ricardo Ishmael se destaca pelos seus trabalhos em projetos como “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade” e “Ilê Aiyê – A Casa do Mundo”. Sua incursão em temas variados e relevantes ressalta o comprometimento do jornalista com a disseminação de conhecimento e cultura em diferentes plataformas.

Ao longo dos anos, Ricardo Ishmael construiu uma carreira sólida e repleta de contribuições significativas para o jornalismo e a literatura baianos. Sua paixão pela cidade de Salvador sempre foi evidente, e o título de Cidadão Soteropolitano representa o reconhecimento oficial do seu vínculo com o local que ele chama de lar, comprovando que, para Ishmael, Salvador é muito mais do que um endereço – é o seu lugar no mundo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

DE e construtora se comprometem a proteger trabalhadores chineses resgatados em condição análoga à escravidão em Camaçari

Após audiência conjunta virtual, a DE e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering se comprometeram a colaborar com a proteção dos 163 chineses resgatados de trabalho análogo à escravidão na obra de construção da montadora chinesa, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

O DE entrou em contato com a BYD para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Na ocasião, foi definido que os trabalhadores seguirão hospedados em hotéis até que sejam finalizadas as negociações para a rescisão dos contratos de trabalho.

Apesar de questionar a avaliação das autoridades do Estado brasileiro, que a partir de um amplo conjunto de provas colhido durante semanas de fiscalização conjunta configurou a situação vivida pelos 163 trabalhadores entrevistados como vítimas do tráfico internacional para fins de exploração laboral em condição análoga à escravidão, as empresas se comprometeram a colaborar com a proteção dos resgatados.

O MPF solicitou o compartilhamento das provas colhidas para que sejam adotadas as medidas na esfera penal. As duas empresas também se comprometeram a apresentar ao MPT até o fim do dia todos os documentos relativos aos 163 resgatados e as informações detalhadas de onde estão alojados.

A DPU está em entendimento com a Receita Federal para que as empresas encaminhem os trabalhadores resgatados para emissão de CPF. Só com este documento será possível fazer os pagamentos no Brasil dos valores relativos à rescisão dos contratos e às indenizações. A JimJiang deverá conduzir os empregados resgatados à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM) e posteriormente à Receita para emissão dos CPFs. Também ficou definida a garantia de compra pela contratante das passagens e custeio de até 120 dólares americanos como ajuda de custo para a viagem de volta à China de sete empregados que têm retorno previsto dia 1º de janeiro.

Segundo o MPT-BA, uma nova audiência foi agendada para o dia 7 de janeiro, para que seja apresentada uma proposta de termo de ajuste de conduta, para avaliação das empresas investigadas pela submissão de trabalhadores a condição análoga à escravidão.

Além das empresas, participaram da audiência os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp