Liniker desembarca em Belém com turnê ‘Caju’ no Festival Psica Dourado

Consagrada artista do ano, Liniker chega a Belém com a turnê ‘Caju’

Liniker, cantora e compositora de renome, chega à cidade de Belém com a turnê “Caju”, que promete encantar o público paraense. O disco que originou essa turnê lhe concedeu prêmios como Álbum do ano, capa do ano, artista do ano e MPB do ano no Multishow. O aguardado show de Liniker está marcado para o dia 15 de dezembro, no Mangueirão, como parte do Festival Psica, um evento imperdível para os fãs de música de qualidade.

A essência de Liniker se revela em Caju, seu segundo álbum-solo, no qual ela adota o alter ego homônimo como canal de expressão. Com 14 faixas que exploram diversos estilos musicais, indo do pop ao samba, jazz, house, pagode, arrocha, disco e reggae, o disco conta com participações especiais de renomados artistas como Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e outros convidados.

Ao falar sobre o processo criativo por trás de Caju, Liniker compartilha seu desejo de se amar profundamente e controlar sua própria narrativa após uma década de carreira. A cantora expressa sua satisfação em ter alcançado uma sensação de segurança ao materializar o álbum dos seus sonhos, destacando a fase de empoderamento e autenticidade que o disco representa em sua vida.

A produção musical de Caju, assinada por Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz, reforça a importância dos arranjos na composição, mesmo sendo um álbum com apelo comercial. A artista ressalta que a música é o eixo central do projeto, destacando a independência criativa que permeia o trabalho desenvolvido fora do âmbito tradicional das gravadoras.

No contexto do Festival Psica, Liniker brilhará em sua apresentação, que faz parte de uma edição histórica do evento, intitulada Psica Dourado. Além da participação da artista, o festival promete uma programação eclética com a presença de nomes como Fafá de Belém, Rossy War, João Gomes, Baianasystem, Pabllo Vittar e muitos outros, em uma celebração da diversidade rítmica da região Pan-amazônica.

Durante os dias 13, 14 e 15 de dezembro, Belém será o epicentro de uma experiência musical única, que se estenderá da Cidade Velha ao Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, onde se realizará a maioria dos shows. Os interessados já podem garantir seus ingressos online para o Festival Psica 2024 e desfrutar de um espetáculo que promete marcar a história da música brasileira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ativistas convocam Bicicletada pela Segurança no Trânsito em Belém: Participe do 1º Circuito de Mobilidade e Café Encontro com o AfroMob!

Ativistas convocam ato contra mortes no trânsito na Região Metropolitana de Belém e apontam a falta de acessibilidade nas obras para a COP 30

Segundo o coletivo Paráciclo, principal obra de mobilidade da Grande Belém, o BRT da rodovia BR-316 não possui ciclovias continuadas e ignora a segurança e bem-estar de pedestres.

Ruth Costa, presidente do coletivo Paráciclo, denuncia a falta de segurança no trânsito na Grande Belém. A insegurança do trânsito da Região Metropolitana de Belém tem culminado em acidentes e mortes nas grandes vias. O Coletivo Paráciclo, dedicado à mobilidade urbana na Amazônia, promove uma agenda de atividades e mobilizações esta semana para debater a violência no trânsito e os desafios para garantir a vida de ciclistas e pedestres na capital da COP 30. A programação, que começa nesta sexta-feira (13) e segue até sábado (14), conta com atos, oficinas gratuitas e debates abertos ao público.

Ruth Costa, que integra a diretoria do coletivo, ressalta a urgência da discussão sobre a precariedade da estrutura da mobilidade em Belém diante dos casos recorrentes de mortes de ciclistas e do avanço de grandes obras de trânsito que ignoram a segurança de transeuntes e ciclistas na capital.

O coletivo convoca a população para o ato de abertura da programação, marcado para sexta-feira (13) no Mercado de São Brás, a partir de 19h. A ideia é pedalar em conjunto para marcar a denúncia sobre a insegurança que ameaça ciclistas na cidade.

O Paráciclo promove o 1º Circuito de Mobilidade de Belém no dia 14 de dezembro, no bairro Águas Lindas. A programação será realizada com a metodologia do Café Encontro, promovida pelo AfroMob, onde, através da escuta, a missão é unir forças, competências, vivências e articulações diante da urgência na busca por soluções sobre as problemáticas da mobilidade, interseccionando com muitos fatores que impactam na vida da população.

O AfroMob é um movimento afro diaspórico pela mobilidade no Brasil, que visa debater, refletir e buscar soluções e apoios para a pauta da mobilidade urbana de forma ampla e plural do povo negro. Além disso, o encontro marca a inauguração da Yellow Zone Águas Lindas Belém, ação da COP das Baixadas, como espaço de diálogo das periferias.

Toda a programação é aberta ao público, e oferta ainda uma oficina de grafite, que está com inscrições gratuitas online. Não perca a Bicicletada pela segurança no trânsito, marcada para dia 13 de dezembro, a partir de 19h no Mercado de São Brás. A programação continua com a inauguração da Yellow Zone Águas Lindas e o Café Encontro, promovido pelo AfroMob, no dia 14 de dezembro, de 9h às 13h, na casa da Ruth Costa, diretora do coletivo Paráciclo, no conjunto Jardim Nova Vida, rua João Batista 98, Bairro de Águas Lindas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp