Expo Cariri 2024: Inovação e Tecnologia na Feira Agropecuária de Barbalha

Expo Cariri 2024: inovação marcam edição da Feira Agropecuária em Barbalha

Barbalha, no sul do Ceará, tornou-se o centro das atenções no mundo agropecuário nesta sexta-feira (6), com o início da primeira edição da Expo Cariri. A feira, realizada no campo experimental da Embrapa Algodão, reúne representantes de mais de 25 municípios da região e busca impulsionar a inovação e a tecnologia no campo. Com programação gratuita até domingo, o evento promete movimentar cerca de R$ 7 milhões em negócios.

Um dos momentos marcantes do primeiro dia foi o evento dedicado às mulheres no agro. Cada vez mais, mulheres têm assumido papéis de liderança e gestão no campo, muitas vezes continuando tradições familiares e inovando na produção. O espaço é uma celebração e incentivo ao protagonismo feminino no setor.

Com estandes repletos de maquinários modernos e vitrines vivas de culturas como milho, sorgo, gergelim, girassol e algodão, os produtores têm a oportunidade de aprender e experimentar soluções tecnológicas aplicáveis diretamente às suas propriedades. Segundo Nertan de Codemos, coordenador da feira, o objetivo é capacitar o homem do campo para aumentar sua produtividade e garantir a sustentabilidade da vida rural.

A feira também conta com a participação de importantes instituições e especialistas, como Paulo Bertolini, presidente da Associação Brasileira de Milho (Abra Milho). Durante o evento, foram discutidos os desafios e as oportunidades do Ceará, estado com grande demanda reprimida por grãos para granjas e produção de leite e suínos.

Além do foco agropecuário, a Expo Cariri oferece espaço para artesãos e produtores locais, exibindo o melhor do artesanato e produtos da terra. A feira é um convite para apreciar a riqueza cultural e agrícola do Cariri.

A entrada na Expo Cariri é gratuita, e o público poderá desfrutar de apresentações culturais e shows até domingo. O evento acontece na CE-293, em frente à sede do CVT, facilitando o acesso para quem vem de Juazeiro do Norte e outras cidades vizinhas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é morto e três baleados na Barra do Ceará, em Fortaleza: polícia em busca de suspeitos

Homem é morto e três pessoas são baleadas na Barra do Ceará, em Fortaleza

Vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

1 de 1 Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma
vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Vítima de homicídio na Barra do Ceará seria jovem de 27 anos, dono de uma vidraçaria. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um homem foi assassinado e outras três pessoas foram baleadas, nesta quarta-feira (25), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. O homem morreu no local, e as outras vítimas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares da região.

✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp

A Secretaria da Segurança Pública disse que equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para a ocorrência de homicídio.

LEIA TAMBÉM:

– VÍDEO: criminosos se vestem como policiais e fazem família refém no Ceará
– Policial foi morto a tiros durante discussão após esposa descobrir traição em Fortaleza; mulher está presa

Helicóptero do Ciopaer em busca de suspeitos do crime na Barra do Ceará, em Fortaleza.

Uma fonte ouvida pelo DE relatou que o homem morto é Tiago Barbosa, de 27 anos. Duas das outras vítimas são a esposa dele e uma filha do casal. Não há informações de quem seja a quarta vítima.

Tiago era dono de uma vidraçaria e a esposa trabalhava com ele. “Todo o bairro amava esse cara. Ele era trabalhador, pai de quatro filhos, casado. Não fazia mal a ninguém”, declarou a fonte, que vai ter a identidade preservada.

Ninguém foi preso até a publicação desta reportagem. Equipes da Perícia Forense (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foram acionadas para o local para colher os indícios que subsidiarão os trabalhos policiais. O caso ficará a cargo da 8ª Delegacia do DHPP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp