Chuva persistente continua em SC, e alerta é alto para enxurradas e deslizamentos neste domingo
Cidades ficaram alagadas do Norte ao Oeste catarinense no sábado. Famílias precisaram de resgate e circulação de ônibus chegou a ser interrompida.
Chuvas alagam ruas em Joinville
Após os alagamentos que deixaram estragos, desabrigados e a cidade mais populosa de Santa Catarina sem circulação de ônibus, a chuva continua com intensidade neste domingo (8), segundo a Defesa Civil estadual. São esperados altos volumes de chuva que variam entre 200mm e 250mm.
O órgão fez um alerta para risco alto de deslizamentos e enxurradas e informou sobre a possibilidade de raios e granizo.
As cidades mais atingidas pelos volumes mais alto de chuvas são as do Norte catarinense, Serra e Oeste. Em Joinville, a água invadiu igrejas, escolas, residências e o vestibular chegou a ser adiado no sábado (7).
No município, um adolescente de 14 anos desapareceu em um mangue enquanto caçava caranguejo, segundo os Bombeiros Voluntários. A Defesa Civil informou, no entanto, que a ocorrência não tem relação com as chuvas. Ele não tinha sido localizado até a última atualização desta reportagem.
Já em Bom Retiro, famílias precisaram de resgate. Em Dionísio Cerqueira, cidade que faz fronteira com a Argentina, a área rural foi encoberta pela água.
Com a nebulosidade e chuva presente ao longo do dia, as temperaturas variam pouco. A temperatura mínima é de 19ºC e a máxima de 22ºC. Os ventos variam de sudeste a nordeste pelo estado, com rajadas entre 40 e 65 km/h.
A Defesa Civil faz recomendações para a segurança da população em dias de chuva volumosa. Durante os temporais, é importante buscar um local abrigado e jamais atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Redobrar os cuidados próximo a áreas de encosta e ficar atento à inclinação de árvores, postes e rachaduras em muros ou paredes.