Ronaldo Caiado defende autonomia estadual em segurança pública e destaca avanços em Goiás

No último sábado, 7, em Itu, no interior de São Paulo, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reiterou sua defesa pela autonomia dos estados para atuar na Segurança Pública. Essa discussão ocorreu durante um painel no Festival Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano da Coudelaria Rocas do Vouga, que contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a mediação do comentarista Caio Copolla.

“Concentração de poder na mão da União é um obstáculo”, afirmou Caiado, criticando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo federal para a segurança pública. “Cada governo conhece sua realidade e a melhor forma de ação, defendeu, ressaltando as significativas melhorias no setor de segurança em Goiás. Desde que assumiu o governo, Caiado destacou a redução nos indicadores criminais, como a ausência de Novo Cangaço, sequestros e invasões de propriedades rurais. “As pessoas andam com o celular na rua sem problemas. Não admito milícia, e minha corregedoria é austera”, enfatizou.

A Importância do Agronegócio

Durante o debate, Caiado também destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira. “Temos uma safra de 320 milhões de toneladas de grãos para abastecer o país e um bilhão de pessoas fora do Brasil. E vamos ampliar cada vez mais, sempre com respeito aos nossos biomas”, explicou. Ele defendeu que o país precisa valorizar talentos que buscam a inovação, tecnologia e a pesquisa. “Nossa agricultura é referência mundial e precisamos ter outros setores também como referência no mundo. Por isso, é preciso investir na educação e na alfabetização na hora certa, para que todos os estados tenham o que implantamos em Goiás, que é o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”.

Romeu Zema, por sua vez, enfatizou a força que o agronegócio representa e frisou que o setor é o mais interessado em preservar o meio ambiente. “É parte da nossa solução. Chuvas, pragas, rios instáveis prejudicam muito o agronegócio. A matriz energética do Brasil é limpa e avança cada vez mais”, ressaltou.

Contribuição ao Complexo Oncológico de Referência

Durante o festival, o empresário e titular da Coudelaria Rocas do Vouga, Manuel Tavares de Almeida Filho, anunciou que um dos lotes dos leilões realizados no evento será destinado ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA). “Só temos a agradecer essa contribuição para o hospital que vai tratar crianças com câncer, o único do Centro-oeste brasileiro”, afirmou Caiado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Morador de Rio Verde é morto por motorista após alerta sobre pneu furado, diz polícia

Morador é morto por motorista após avisar sobre pneu furado e jogar latinha no
carro dele, diz polícia

Segundo a Polícia Militar, a vítima avisou o motorista sobre um pneu possivelmente furado, após observar, da sacada onde estava, o carro se chocar contra uma calçada. O suspeito foi preso e autuado por homicídio.

Um motorista matou um morador de Rio Verde, no sudoeste do estado de Goiás, após ele alertar sobre um pneu furado e jogar uma lata de cerveja no carro durante uma discussão, informou a PM. De acordo com os relatos, o homicídio ocorreu na madrugada do Natal, no Setor Eldorado, e o suspeito foi preso no dia seguinte ao crime.

O g1 não conseguiu contato com a defesa do suspeito até a última atualização desta reportagem. Após o alerta do possível pneu furado, o motorista começou a discutir com a vítima, momento em que esta jogou a lata de cerveja no carro, o que intensificou a briga. Durante o confronto, a vítima desceu da sacada para falar com o motorista e acabou sendo agredida com um golpe de canivete no peito.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender à ocorrência, mas infelizmente a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito, que era natural de Alagoas e residia em Rio Verde há 10 anos, foi autuado por homicídio e não possuía nenhum vínculo conhecido com a vítima.

A cidade de Rio Verde, local do trágico incidente, fica no sudoeste do estado de Goiás. As autoridades continuam investigando o caso para apurar as circunstâncias do homicídio e garantir a justiça para a família da vítima. A violência no trânsito é uma realidade preocupante, que infelizmente tem resultado em tragédias como essa.

Diante desse triste acontecimento, é fundamental que a sociedade reforce a importância do respeito mútuo e da resolução pacífica de conflitos. É essencial que todos os motoristas ajam com responsabilidade e busquem solucionar eventuais desentendimentos de forma civilizada, evitando situações extremas como essa que resultou na perda de uma vida. A paz no trânsito é responsabilidade de todos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp