Inscrições abertas para curso gratuito de robótica do SESI em Jacareí e São José dos Campos: 394 vagas disponíveis para crianças e adolescentes.

O Serviço Social da Indústria (SesiI) está com 394 vagas abertas para o curso de robótica nas unidades de Jacareí e São José dos Campos. As vagas são destinadas para crianças e adolescentes entre 8 a 15 anos. Em Jacareí, são 214 vagas para os módulos I e II, com turmas kids (8 a 11 anos) e teens (12 a 15 anos). Já em São José dos Campos, são ofertadas 180 vagas para o módulo I do curso, com 60 vagas para cada faixa etária.

O curso oferece atividades práticas que ensinam conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo site do Sesi da respectiva unidade. Já para os alunos que concluíram a primeira etapa, as inscrições para o módulo II devem ser feitas presencialmente na secretaria da unidade. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de dezembro em Jacareí, enquanto em São José dos Campos o prazo vai até o dia 26 de dezembro.

Em Jacareí as aulas se iniciam no mesmo dia do término das inscrições. Já em São José dos Campos, o início está previsto para o dia 3 de fevereiro de 2025. A carga horária total do curso é de 40 horas, divididas em 15 encontros. Os alunos terão acesso ao material didático desenvolvido pela Fundação Micro:bit, adaptado pelo SESI-SP, e ao software Microsoft MakeCode, voltado para a programação.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Sesi de Jacareí nos telefones (12) 3954-1000 e WhatsApp: (12) 99650-5414. Já em São José dos Campos, os contatos são o telefone (12) 3919-2000 e o WhatsApp (12) 99635-9574. A oportunidade de aprender robótica de forma gratuita proporciona um enriquecimento do conhecimento, aliado a atividades práticas que estimulam a criatividade e o pensamento lógico dos participantes.

Portanto, para aproveitar essa chance de ampliar os horizontes no campo da tecnologia, não perca a oportunidade de se inscrever no curso de robótica oferecido pelo Sesi e desenvolver habilidades essenciais para o futuro. Lembre-se de seguir as orientações de inscrição e não deixe para a última hora, garantindo assim a sua participação em um curso de qualidade e totalmente gratuito. A robótica é uma área em constante crescimento, e dominar seus conceitos desde cedo pode abrir portas e possibilitar um futuro promissor.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp