Crise na Síria: Itamaraty orienta brasileiros a deixarem o país
Em nota, o consulado brasileiro diz que acompanha com preocupação a situação na Síria e informou contatos da embaixada no país. Por meio de nota, o Itamaraty expressou preocupação com a situação na Síria, onde rebeldes, liderados por radicais islâmicos, tomaram o poder e derrubaram o regime ditatorial de Bashar al-Assad, neste domingo (8/12), e orientou os brasileiros que estão no país a deixarem o território sírio.
Depois de uma guerra civil que dura 13 anos, a capital Damasco foi tomada pelos rebeldes, que anunciaram a queda de Assad pela TV pública do país. A embaixada do Brasil monitora a situação dos brasileiros. Até esse sábado (7/12), não havia registros de nacionais entre as vítimas.
“O governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de hostilidades na Síria. Exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis”, posiciona-se o Itamaraty. O consulado reiterou, ainda, a posição do Brasil pela necessidade de “pleno respeito ao direito internacional, inclusive ao direito internacional humanitário, bem como à unidade territorial síria e às resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
A orientação para os brasileiros que estão na Síria é que eles busquem sair do país. Além disso, o Itamaraty recomenda a consulta do alerta atualizado no portal consular. As diretrizes são as seguintes: caso não esteja na Síria, não viaje ao país; aos nacionais residentes ou de passagem pela Síria, a recomendação é que se ausentem do país, por meios próprios, até o retorno à normalidade; àqueles que decidam se manter na Síria, recomenda-se adotar as indicações de segurança das autoridades locais e não permanecer em áreas de reconhecido risco; não participe de aglomerações e protestos; verifique se os passaportes dos integrantes da família possuem ao menos seis meses de validade; certifique-se de que possui documento de nacionalidade brasileiro (como certidão de nascimento) e/ou carteira de identidade válida brasileira ou síria; evite repassar informações não comprovadas ou compartilhar notícias antigas. Procure estar informado da situação atual do país e acompanhar canais de comunicação confiáveis.
Em caso de emergência, o telefone de plantão da Embaixada em Damasco é: +963 933 213 438. O plantão consular do Itamaraty, em Brasília, também permanece disponível no número: +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp). O regime ditatorial de Assad durou 24 anos. Após a queda, ele deixou a Síria e apareceu em Moscou, na Rússia, na tarde deste domingo, ao lado do presidente Vladimir Putin.