River Plate goleia e garante vaga na Libertadores 2025: saiba detalhes da classificação e possíveis cenários no campeonato argentino

O River Plate, quatro vezes campeão da Copa Libertadores e semifinalista da edição deste ano, garantiu neste domingo sua classificação para a edição 2025. Mas o tradicional time argentino ainda não sabe se estará na fase de grupos ou se terá de disputar a Pré-Libertadores. A vaga foi assegurada com uma goleada por 4 a 0 sobre o Rosario Central, no Monumental de Núñez lotado, em um jogo marcado pela emocionante homenagem da torcida ao pai do técnico Marcelo Gallardo, Máximo Gallardo, que faleceu na véspera.

O treinador foi às lágrimas à beira do campo quando toda a torcida aplaudiu o minuto de silêncio dedicado ao seu pai, que era técnico do time de Masters do River. A Argentina tem seis vagas na Libertadores, sendo a última delas para a fase preliminar. Racing, campeão da Copa Sul-Americana, e Estudiantes, vencedor da Copa da Argentina, já estão garantidos na fase de grupos. As três vagas restantes serão do campeão argentino e dos dois melhores times na tabela agregada do país, excluindo os já classificados por via direta.

Falta uma rodada para o fim do Campeonato Argentino, com três times disputando o título: Vélez Sarsfield e Talleres de Córdoba, empatados em 48 pontos, e Huracán, que tem 43 e jogará nesta segunda-feira, contra o Platense, no encerramento da penúltima rodada. Para garantir a vaga na fase de grupos, o River precisa torcer para que o Huracán não seja campeão argentino – um tropeço nesta segunda já tira o Huracán da disputa.

Neste caso, com a briga pelo Campeonato Argentino limitada a Vélez e Talleres, que são os dois primeiros da tabela agregada, o River, em terceiro, estaria garantido na fase de grupos. Caso o título argentino seja do Huracán, este vai para a fase de grupos da Libertadores junto com Vélez e Talleres, e o River terá de disputar a fase preliminar. Quem também está secando o Huracán é o Boca Juniors. Quinto na tabela agregada, o time só tem chance de se classificar para a pré-Libertadores, mas para isso terá de torcer para o seu rival River Plate ir à fase de grupos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Eleição para vice-presidente do Criciúma em 15 de janeiro: saiba mais!

Eleição para vice-presidente do Criciúma acontece em 15 de janeiro, conforme o edital publicado pela diretoria do clube nesta quarta-feira. O Conselho Deliberativo do Criciúma informou que a eleição visa preencher o cargo vago de vice-presidente administrativo deixado após a renúncia de Vilmar Guedes, ex-presidente do clube.

Em reunião realizada nesta terça-feira, o Conselho Deliberativo aprovou por unanimidade a decisão de eleger apenas um nome para a função de vice-presidente. Apesar de uma renúncia coletiva ter sido cogitada na segunda-feira, o presidente Guilherme Burigo ressaltou que a opção pelo consenso foi o caminho adotado.

De acordo com o edital divulgado, os candidatos interessados em concorrer à vaga devem atender ao pré-requisito de ser sócio patrimonial há pelo menos quatro anos. Além disso, é necessário apresentar um requerimento de registro de candidatura assinado por, no mínimo, 20 conselheiros, dentro do prazo de 10 dias úteis contados a partir da publicação do edital.

Para ter acesso ao edital completo e obter mais detalhes sobre o processo eleitoral, os interessados podem consultar o site oficial do Criciúma. A votação está marcada para o dia 15 de janeiro no Estádio Heriberto Hülse, com horário de funcionamento das 09h às 17h, sem pausa para o almoço.

Além das questões eleitorais, o Criciúma anunciou que terá uma redução significativa de 50% no orçamento para o ano de 2025. Essa medida deve impactar diretamente nas atividades e investimentos realizados pelo clube ao longo da próxima temporada. Para mais informações sobre o esporte catarinense, acesse o site do Globo Esporte Santa Catarina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp