TCDF cobra ampliação do transporte escolar para alunos do DF

Após alunos perderem aulas, TCDF cobra ampliação do transporte escolar

Segundo o TCDF, rede pública não aplica todo recurso disponível para o transporte dos alunos e parte dos estudante sofre “discriminação”

Após denúncias de falhas no transporte escolar para estudantes de colégios públicos do Distrito Federal, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) abriu investigação cobrando a ampliação do número de vagas e correções no serviço prestado.

Em fevereiro de 2024, o DE noticiou o drama de famílias de São Sebastião. Apesar do pedido de pais e mães, a rede pública não aceitou as crianças nos ônibus escolares. E além disso, coletivos foram flagrados vazios.

Segundo o TCDF, a Secretaria de Educação deve ampliar a oferta de transporte escolar aos estudantes menores de 12 anos e aos alunos com deficiência (PCDs).

De acordo pesquisa no Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo), a rede pública tem recursos disponíveis para ampliar o transporte, mas o dinheiro fica parado no caixa. Em 2023, R$ 9.818.675,17 não teriam sido aplicados.

Em um levantamento mais amplo, analisando o período entre 2015 e 2022, observou que o Programa Transporte Escolar liquidou 76,3% dos recursos disponíveis. Ou seja, 23,7% do orçamento ficou no caixa.

O TCDF também questionou o fato de alunos de escolas conveniadas não terem acesso ao transporte escolar público. Atualmente, estes estudantes não têm acesso por força da Portaria da Secretaria de Educação 192 de 2019.

Segundo o TCDF, a exclusão das crianças matriculadas nas instituições educacionais conveniadas promove a “discriminação” deste grupo de estudantes e fere os princípios constitucionais da universalização e da isonomia.

O TCDF iniciou o novo processo de fiscalização a partir de uma representação do deputado distrital Gabriel Magno (PT). O plenário acolheu o relatório da relatora conselheira Anilcéia Machado, em 27 de novembro de 2024.

Segundo Gabriel Magno, distorções impedem o tratamento isonômico dos alunos ao serviço de transporte escolar para escolas públicas.

“Há diversas localidades, em especial aquelas menos favorecidas econômica e socialmente, que restam impossibilitadas de exercerem o direito constitucional à educação”, alertou.

FROTA E REGRAS

No DF, aproximadamente 65 mil alunos são atendidos pelo transporte escolar em veículos contratados ou próprios. Em 2024, a rede contou com 870 ônibus disponíveis, sendo 703 regulares e 167 da frota própria.

Veja os principais critérios para acesso ao transporte público escolar no DF:

Estudante na faixa etária de 04 a 17 anos preferencialmente e, estudantes matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);

Estudante que resida a mais de 02 (dois) quilômetros de distância da unidade escolar, na qual estiver matriculado, dentro do limite do Distrito Federal;

Estudante que resida em localidade onde não haja transporte público coletivo, urbano ou rural;

Estudante que não seja beneficiário do Passe Livre Estudantil;

Estudante que possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

Não farão jus ao transporte escolar ofertado pela Secretaria de Estado de Educação do DF os estudantes matriculados em instituições conveniadas.

OUTRO LADO

O DE entrou em contato com a Secretaria de Educação. Não houve resposta até a última atualização da reportagem. O espaço segue aberto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Influenciador Toguro faz reflexão sobre saúde e lembra da mãe: vídeo e desabafo no Instagram

Vídeo: ainda internado, Toguro faz reflexão e lembra morte da mãe

O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira
(26/12), para falar sobre seu estado de saúde

Após passar o Natal internado na UTI, Tiago Toguro já foi transferido para o quarto e resolveu fazer um desabafo nas redes sociais. O influenciador usou os stories do Instagram, na madrugada desta quinta-feira (26/12), para falar sobre seu estado de saúde e lembrou a morte da mãe, que faleceu após ficar em uma unidade de saúde por quase 2 meses.

“Na calada da madrugada no hospital. Essa é a hora que os monstros vêm atacar. Madrugada de hospital não é legal. Minha mãe ficou 53 dias internada na UTI e veio a falecer no hospital. Eu passei várias e várias madrugadas… E na calada da madrugada que os monstros vêm atacar”, afirmou ele.

LEIA TAMBÉM

* Fábia Oliveira

TOGURO É INTERNADO NA UTI, EM NOITE DE NATAL, E FAZ DESABAFO

* Celebridades

TOGURO RECEBE ALTA DA UTI E EXPLICA INTERNAÇÃO: “NUNCA IMAGINEI”

* Celebridades

QUEM É TOGURO, INFLUENCER INDICIADO POR HOMICÍDIO E INTERNADO EM UTI

* Fábia Oliveira

TOGURO ASSUME PANSEXUALIDADE E DISPARA: “SÓ QUERO RESPEITO”

Em seguida, Toguro contou como estava se sentindo: “Estou aqui ainda tomando medicação, fazendo exames. Não é uma parada simples. A gente tem que acabar com essa bactéria, com essa infecção. Estou tomando remédio e tem que ficar o tempo todo sendo visto”, detalhou, antes de fazer uma reflexão:

“Às vezes acontecem coisas na nossa vida para aprender e refletir. Não é fácil ficar no hospital, não quero estar aqui, não quis estar aqui e não vou ficar aqui. Vou dormir no hospital, espero acordar melhor”, encerrou.

Em outra postagem, o influenciador relatou que pretende passar o Ano-Novo com a família: “Preciso melhorar, não quero passar a virada do ano em uma cama”, escreveu.

ALTA DA UTI E IDA PARA O QUARTO

Tiago Toguro recebeu alta da UTI, mas segue internado no apartamento do hospital. Apesar da boa notícia, o influencer fitness não tem previsão de voltar para casa. Ele anunciou a novidade com um vídeo em que é empurrado em uma cadeira de rodas e aparece com um acesso no braço.

“Saímos da UTI, fomos para um apartamento, seguimos internado ainda. Fiz alguns exames novamente, sigo tomando medicamento. Sem data para alta”, declarou o influencer. Na sequência, ele publicou uma foto se alimentando. “Preciso comer bem, beber muita água. Quero ficar bem”, detalhou.

Logo que chegou ao apartamento, Toguro publicou um vídeo explicando aos seguidores o que aconteceu. O influencer relatou que estava com a mesma infecção que pegou no ano passado, quando passou 2 horas andando de moto em Londres, na Inglaterra. Dessa vez, ele relatou que fez um evento de bicicleta e ficou 4 horas no meio de transporte.

“Nunca imaginei que eu ia passar o Natal dentro de um hospital, muito menos na UTI, em um apartamento que seja. Deu fortes dores no testículo direito, o mesmo testículo que eu tive uma bactéria lá atrás, em Londres”, declarou.

Ele ainda contou que passou a ter tonturas e que teve uma “dor suprema”. Como já sabia do diagnóstico, foi ao hospital para tratar a doença. Ele relatou que, caso não cuide da infecção, poderá precisar de uma cirurgia. “Odeio hospital, não gosto de estar aqui, não queria estar aqui. Eu estou postando para alertar os meus seguidores, as pessoas que me acompanham, que estou melhorando”, relatou.

Ele ainda contou que estava com uma infecção “pesadíssima”, que está fazendo diversos exames, mas que ainda não tem uma previsão de alta do hospital.

A INTERNAÇÃO

O influenciador digital Toguro precisou ir ao hospital e acabou internado na UTI, na madrugada de quarta-feira (25/12). Nas redes sociais, ele contou que começou a sentir fortes dores ao longo da noite.

Após passar por exames, Toguro explicou que precisaria ficar hospitalizado, mas não revelou a causa.

“Está me dando calafrio. Tive um problema ano passado, e voltou a doer. Estou com o mesmo problema, começou a doer agora pela tarde, vou para o hospital se não melhorar. Estou me tremendo inteiro, estava animado para comer a ceia, para tomar uma. Vim direto para cama, estava contando os minutos para dar meia-noite, abraçar a galera e vir para cá. Estou zoado”, disse ele antes de ir ao hospital.

Depois de dar entrada na unidade de saúde, Toguro revelou que ficaria hospitalizado.

“Acordei bem, comprei presentes para amigos e família. Só queria ter passado um Natal legal, mas no meio da ceia começou a dor suprema, dor pesada. Iria vir no hospital só amanhã, só que a dor ficou pesada. Valorizem a saúde, você sabe o quanto ela vale quando você não tem”, disse o influenciador.

Em 2023, Toguro foi internado após contrair infecção bacteriana enquanto viajava por Londres, na Inglaterra. Na época, ele contou que estava tomando três antibióticos, mas forçou a alta hospitalar para se tratar em casa.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp