Cadastre-se para Ensino Fundamental e EJA em Salvador até 15/12: saiba como

Cadastramento escolar para Ensino Fundamental e EJA é prorrogado em Salvador; saiba como fazer

O cadastramento para as vagas do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Salvador foi prorrogado até 15 de dezembro. O novo prazo, divulgado pela Prefeitura, oferece mais tempo para que os responsáveis pelas crianças possam realizar o procedimento.

A inscrição deve ser feita preferencialmente de forma virtual, por meio do site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) ou diretamente em qualquer unidade de ensino municipal. É importante destacar que o cadastro não assegura a matrícula de imediato. A efetivação será realizada em momento oportuno para os estudantes cadastrados que forem contemplados pela distribuição eletrônica de vagas.

Para realizar o cadastro, é necessário ter em mãos o CPF do responsável, a certidão de nascimento da criança e o endereço completo de interesse, seja residencial ou comercial, próximo ao local desejado para estudo da criança. Alunos que já estão matriculados na rede municipal só precisam realizar o cadastro se desejarem transferência entre unidades de ensino.

O cadastro é destinado aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com idade a partir de seis anos (completados até 31/03/2025), visando o ingresso nas escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem ser cadastrados jovens, adultos e idosos que tenham interesse em retomar os estudos no turno noturno.

Com a prorrogação do prazo, os responsáveis têm mais tempo para garantir a vaga de seus filhos nas escolas municipais de Salvador. Fique atento ao prazo final e não deixe de realizar o cadastramento dentro do período estabelecido. Para mais informações e novidades sobre a educação na cidade, acesse o site DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp