Inscrições Bolsa Universidade 2025 na Espi começam hoje; saiba como participar. 47 mil vagas em 88 cursos, bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

Inscrições do Bolsa Universidade 2025 começam nesta segunda-feira; saiba como fazer

São oferecidas mais de 47 mil vagas em 88 cursos de nível superior, com opções de bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

Vagas remanescentes do programa Bolsa Universidade, em Manaus, serão redistribuídas — Foto: Divulgação

A partir das 10h desta segunda-feira (9), começam as inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025. Os interessados podem se inscrever até as 13h do dia 16 de dezembro.

COMO SE INSCREVER:

– Acesse o site oficial da Espi: https://portalespi.manaus.am.gov.br/
– Preencha o formulário de inscrição com suas informações pessoais.
– Envie a documentação necessária, conforme solicitado no portal.
– Verifique se todos os dados estão corretos antes de concluir a inscrição.
– Não perca o prazo final, que é às 13h do dia 16 de dezembro.

São oferecidas mais de 47 mil vagas em 88 cursos de nível superior, com opções de bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

As vagas são distribuídas nas modalidades de compensação tributária, com descontos de 100%, 75% e 50% nas mensalidades, e voluntária, sem abatimento de impostos.

Participe do canal do DE AM no WhatsApp

Para participar, o candidato deve ter ensino médio completo ou equivalente (ou concluir até 31/12/2024), não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em IES pública. Beneficiários de programas de graduação mantidos pelo poder público ou iniciativa privada estão excluídos.

RETIFICAÇÃO

A Espi informou que houve uma retificação nos Anexos 1 e 4, publicada no DOM de 6/12, para readequação de informações de algumas instituições. No entanto, os demais itens e anexos do edital nº 02/2024 – PBU permanecem inalterados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Desembargador suspende afastamento de Ari Moutinho Júnior do TCE-AM: Entenda a decisão judicial

Desembargador suspende afastamento de Ari Moutinho Júnior do TCE-AM

A decisão do Tribunal de Justiça ocorre após a defesa de Moutinho Júnior questionar a legalidade do afastamento e apontar irregularidades no processo conduzido pelo DE.

O desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), suspendeu nesta segunda-feira (16) a decisão do Tribunal de Contas do Estado (DE) que afastou o conselheiro Ari Jorge Moutinho Júnior em 10 de dezembro.

A decisão ocorre após a defesa de Moutinho apresentar um mandado de segurança, alegando ilegalidade no ato que resultou no afastamento do conselheiro, conduzido pelo vice-presidente do DE, Luís Fabian Barbosa, em uma reunião sigilosa.

O DE procurou a assessoria de comunicação do TCE-AM, mas, até a publicação desta matéria, não obteve um posicionamento do órgão sobre a decisão.

Na avaliação do desembargador, o afastamento foi irregular, pois não houve um processo administrativo disciplinar nem intimação prévia do conselheiro afastado. Além disso, Airton Gentil apontou falta de isenção no processo, já que Luís Fabian Barbosa e a secretária-geral do DE foram testemunhas arroladas pela presidente do tribunal, Yara Lins, na ação contra Moutinho.

Outro ponto considerado indevido foi a participação do auditor Alípio Firmo Filho, que substituiu o conselheiro durante a sessão que definiu o afastamento, que ocorreu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitar denúncia contra Moutinho Júnior pelo crime de injúria contra Yara Lins, presidente do DE.

Em 6 de outubro de 2023, Yara Lins denunciou Ari Moutinho por insultos e ameaças durante a votação de sua reeleição à presidência do DE. Ela afirmou que ele a chamou de “safada” e “cachorra”, além de tê-la ameaçado.

Após a denúncia, Moutinho foi temporariamente afastado, mas o Tribunal de Justiça do Amazonas anulou a decisão, alegando falta de prazo para defesa.

Dois meses depois, o DE arquivou o processo contra Moutinho e decidiu não admitir a representação disciplinar contra ele.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp