Conheça os agraciados com a Medalha dos Gerais em Minas Gerais

Veja quem são os agraciados com a Medalha dos Gerais

Dez homens foram agraciados com a Medalha Matias Cardoso e, dez mulheres, com a Medalha Maria da Cruz. Honrarias são destinadas para personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região Norte de Minas Gerais.

As personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região Norte de Minas Gerais foram agraciadas pelas medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz neste domingo (8), data em que é comemorado o Dia das Gerais.

O reconhecimento, criado em 2011 pelo Decreto 45.649, homenageia 20 pessoas, sendo 10 mulheres e 10 homens (veja quem são abaixo) com a Medalha das Gerais. Seis dos escolhidos são indicados pelo governador e 14 são definidos pelo Conselho Permanente da Medalha dos Gerais. Já o Grande Colar, criado em 2017, é destinado para autoridades com cargos oficiais na União, estados, Distrito Federal e municípios.

Durante o evento, a capital de Minas Gerais é transferida para a cidade norte-mineira de Matias Cardoso.

“Hoje é dia de celebrar uma região que transformou o sol quente mineiro em uma rica fonte de energia renovável, contribuindo para que Minas Gerais assumisse a liderança absoluta da sustentabilidade no Brasil. Por isso, é com muita alegria que venho a Matias Cardoso novamente para participar da entrega da Medalha dos Gerais, no dia em que a capital de Minas é transferida simbolicamente para cá. Essa é uma merecida homenagem para as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte de Minas”, disse o governador Romeu Zema em seu discurso.

### Medalha dos Gerais

Deputado Luiz Tadeu Martins Leite – Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

– Antônio Fabrício de Matos Gonçalves – Ministro do Tribunal Superior do Trabalho
– Thales Almeida Pereira Fernandes – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa)
– Bruno Terra Dias – Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
– Adalberto Guimarães Menezes -Tenente-Coronel do Exército Brasileiro
– Mauro Ribeiro Lopes – Suplente de Deputado Federal
– Ernandes Ferreira da Silva – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros
– Fellipe Soares Leal – Advogado
– José Rosendo Lopes Francisco – Empresário
– Jairo Ferreira da Silva -Produtor de Eventos do Governo do Estado de Minas Gerais
– Pedro Alberto Batista Martins – Artesão

### Maria da Cruz

– Célia Xakriabá – Deputada Federal
– Raquel Batista Rocha Machado Teixeira – Promotora de Justiça
– Terezinha Marcília do Amaral Toledo -Prefeita de Aracitaba
– Aline Brandão Silva -Subsecretária de Cerimonial e Eventos da Secretaria de Estado de Governo
– Nilde Antunes Rodrigues Lage – Presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte)
– Hilda Andréa Loschi – Vice-Presidente do Sindicato Rural de Montes Claros
– Luciana Maria Costa Cordeiro – Professora do Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
– Ana Maria Soares Valentini – Engenheira Florestal
– Kamila Karoline Silva Carvalho – 2º Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
– Vanessa Sales Carvalho – Investigadora da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Detento que fugiu de hospital em Juiz de Fora é recapturado pela polícia

Detento que fugiu de hospital enquanto estava internado é capturado em Juiz de Fora

Sebastião Marcelo Neto, de 32 anos, escapou no dia 18 de dezembro deste ano. Ele foi detido na Praça Teotônio Vilela, no Centro da cidade, na quinta-feira (26). Sebastião Marcelo Neto foi capturado após tentar escapar durante uma abordagem realizada pela Polícia Militar. O detento de 32 anos havia fugido do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) no dia 18 de dezembro, onde recebia tratamento médico.

De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Sebastião Marcelo Neto estava internado no HMTJ, porém não foi informada a data de sua entrada na unidade de saúde nem o tipo de tratamento recebido. Durante a fuga, o detento teria tomado a arma do policial penal que o acompanhava.

No momento da fuga, o HMTJ se recusou a comentar sobre o ocorrido. Após a captura de Sebastião Marcelo Neto, a Polícia Militar o conduziu de volta ao sistema prisional. O detento estava sob custódia do sistema prisional mineiro desde o dia 14 de outubro e havia sido admitido na Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora.

O Diário do Estado entrou em contato com a Sejusp nesta sexta-feira (27) para verificar se Sebastião Marcelo Neto já havia retornado ao sistema prisional. A pasta não divulgou detalhes sobre o crime pelo qual o detento havia sido detido anteriormente. Fique por dentro de todas as notícias da região acompanhando o Diário do Estado e suas atualizações. Siga-nos também nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na Zona da Mata e região.

Em Juiz de Fora, a segurança pública se mantém atenta a situações como essa, buscando garantir a integridade da população e a ordem na cidade. A colaboração da comunidade é fundamental para o trabalho das autoridades e para a manutenção da segurança de todos. A captura de detentos que fogem de unidades de saúde demonstra a importância da vigilância constante e do trabalho conjunto entre as instituições responsáveis pela segurança pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp