Operação Suíte 33: Ficco do DF desmantela esquema de tráfico internacional pelos Correios

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do DF deflagrou na manhã desta terça-feira (10/12) a Operação Suíte 33, com objetivo de investigar um esquema de tráfico internacional que seria operacionalizado por meio de envios e recebimentos de drogas pelos Correios. São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e um de prisão. As ordens judiciais são cumpridas em Brasília, Pirenópolis (GO), Porto Seguro (BA) e em Itapema (SC). Todas foram expedidas pela 2ª Vara de Entorpecentes do TJDFT. As investigações tiveram início após apurações preliminares indicarem que um suspeito, alvo do mandado de prisão preventiva, receberia drogas, principalmente sintéticas, de países da Europa por meio de serviço postal.

Durante as investigações quase 6,5 kg de ecstasy recebidos da Holanda e da Alemanha foram apreendidos. As drogas seriam, então, revendidas para outros traficantes no DF e, também pelos correios, para outras unidades da Federação. O grupo também adquiria drogas de facções criminosas locais, as quais, juntamente com as recebidas do exterior, seriam armazenadas em quartos de hotéis e de aluguéis por temporada para posterior distribuição. O inquérito policial já identificou ao menos 18 suspeitos que integrariam o grupo, de forma que sete já se estão presos, em sua maior parte por tráfico de drogas.

Apenas entre maio e setembro de 2023, menos de 6 meses, o grupo teria movimentado quase R$ 12 milhões com o esquema. As investigações seguem em andamento. Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Garota de Programa que Fugiu da Delegacia no DF é Recapturada em Matagal

Garota de programa que fugiu de delegacia no DF é achada em matagal

Policiais conseguiram recapturar a garota de programa Ana Cláudia Gomes em uma área de mata no Setor de Chácaras Santa Luzia, Estrutural

Policiais do Distrito Federal conseguiram recapturar a garota de programa Ana Cláudia Gomes Anunciato, 27 anos, nesta terça-feira (17/12). A mulher, que conseguiu fugir da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) no último domingo (15/12), foi encontrada em uma área de mata no Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural.

Ana Cláudia estava sob custódia na unidade policial e aguardava transferência para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Ela conseguiu tirar as algemas e deixou a unidade de polícia pelos fundos, sem ser percebida pelos policiais.

Desde então, agentes passaram a fazer diligências pela cidade para localizar a mulher.

Em 22 de novembro, a foragida, que tinha um mandado de prisão em aberto, já havia sido presa dentro da mesma delegacia ao tentar visitar o namorado, detido no local. Após passar por audiência de custódia, ela foi solta.

A mulher já é velha conhecida da Polícia Civil do DF. Ana Cláudia tentou matar dois homens à base de espancamento, facadas e tiros. As vítimas foram acusadas de, supostamente, terem incendiado o barraco onde a garota de programa vivia.

O caso ocorreu em 16 de junho de 2019, por volta das 22h. Além de Ana Cláudia, outros dois homens, uma mulher e dois adolescentes se reuniram para espancar os dois suspeitos de terem ateado fogo na casa.

Um dos homens conseguiu fugir do grupo enquanto o segundo seguiu sendo agredido. O espancamento só parou após a vítima garantir que pagaria pela reforma na casa da garota de programa. No entanto, três dias depois, a dupla voltou a ser alvo de nova tentativa de homicídio, desta vez com disparos de arma de fogo. Um deles foi atingido pelo menos três vezes, mas foi socorrido a tempo e sobreviveu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp