De 177 colégios estaduais do Paraná consultados, comunidade escolar de 11 aprova terceirização da gestão. A comunidade escolar de 11 colégios estaduais votou a favor da implementação do Projeto Parceiro da Escola, que prevê a terceirização da gestão das escolas. Outras 83 recusaram o projeto. Veja a lista a seguir.
Conforme o projeto, empresas privadas ficam responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. Atualmente, duas escolas são adeptas do programa no estado, o Colégio Estadual Anibal Khury Neto, em Curitiba, e o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.
A consulta pública aconteceu em 177 colégios selecionados pelo Governo do Paraná e durou três dias. No total, foram 44,4 mil votos de professores, funcionários, pais e responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos.
O quórum foi atingido em 94 colégios, que decidiram se iriam aderir ou não ao programa. Nos 83 colégios, que não atingiram a quantidade mínima de votos, a decisão de inclusão ou não no programa caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seed), a partir “dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas”.
As empresas aprovadas no processo de licitação e consideradas aptas a prestar os serviços serão chamadas para determinar quantas escolas serão atendidas por cada uma, conforme o planejamento e a divisão estabelecida no edital. Após a definição das responsabilidades, será feita a assinatura dos contratos.