Comunidade escolar de 11 colégios do Paraná aprova terceirização da gestão: confira a lista completa.

De 177 colégios estaduais do Paraná consultados, comunidade escolar de 11 aprova terceirização da gestão. A comunidade escolar de 11 colégios estaduais votou a favor da implementação do Projeto Parceiro da Escola, que prevê a terceirização da gestão das escolas. Outras 83 recusaram o projeto. Veja a lista a seguir.

Conforme o projeto, empresas privadas ficam responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. Atualmente, duas escolas são adeptas do programa no estado, o Colégio Estadual Anibal Khury Neto, em Curitiba, e o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.

A consulta pública aconteceu em 177 colégios selecionados pelo Governo do Paraná e durou três dias. No total, foram 44,4 mil votos de professores, funcionários, pais e responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos.

O quórum foi atingido em 94 colégios, que decidiram se iriam aderir ou não ao programa. Nos 83 colégios, que não atingiram a quantidade mínima de votos, a decisão de inclusão ou não no programa caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seed), a partir “dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas”.

As empresas aprovadas no processo de licitação e consideradas aptas a prestar os serviços serão chamadas para determinar quantas escolas serão atendidas por cada uma, conforme o planejamento e a divisão estabelecida no edital. Após a definição das responsabilidades, será feita a assinatura dos contratos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Capivara sobe telhado em Curitiba: resgate do Corpo de Bombeiros

VÍDEO: Capivara sobe em telhado de casa em Curitiba

O Corpo de Bombeiros fez um caminho de madeira para que a capivara pudesse descer. No entanto, o animal ignorou a estrutura, deu um salto e correu para a região de mata atrás da residência.

Capivara sobre no telhado de casa em Curitiba

Uma capivara subiu no telhado de uma casa na manhã desta segunda-feira (23), no bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os moradores do bairro acionaram o Corpo de Bombeiros, que fez um caminho de madeira para que a capivara pudesse descer. No entanto, o animal ignorou a estrutura, deu um salto e correu para dentro de uma região de mata atrás da residência.

Segundo uma moradora, esta foi a primeira vez que um animal como este foi visto na região. Ninguém sabe como a capivara chegou até o telhado da casa.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, as capivaras são animais silvestres nativos e que vivem há muito tempo no curso dos rios, mesmo aqueles que hoje se encontram em meio urbano. Por isso, a recomendação é que o espaço delas seja respeitado. Ao encontrar um animal silvestre, a população deve manter distância e chamar as autoridades locais.

As capivaras, além de outros animais, são protegidas pela Lei de Crimes Ambientais. Leia mais notícias no DE Paraná.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp