Prefeito eleito de Bela Vista de Goiás apresenta novo secretariado para gestão 2025: conheça os destaques e planos para o desenvolvimento da cidade

Nesta sexta-feira (29), o prefeito eleito Eurípedes do Carmo, juntamente com seu vice Serginho da Granja, apresentou os nomes que irão compor o novo secretariado municipal de Bela Vista de Goiás a partir de 1º de janeiro de 2025. Essa equipe tem o objetivo de trabalhar para o desenvolvimento e melhoria da cidade nos próximos anos.

Dentre os nomes anunciados, destacam-se profissionais com vasta experiência em diversas áreas, como a Secretaria de Assistência e Ação Social, que terá como responsável Saula do Carmo. Saula é formada em Psicologia, Administração Hospitalar e Serviço Social, com um histórico de trabalho em ações sociais na cidade e no Hospital Estadual de Urgências de Goiás (HUGO).

Outro destaque é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que será liderada por Frederico Costa Machado, também conhecido como Fred Branquinho. Com uma carreira política atuante e especialização em Gestão de Pecuárias Leiteiras, Frederico tem como missão fomentar o crescimento econômico do município.

Além disso, a Secretaria de Educação terá Altamiro Gomes Guimarães Neto como secretário, trazendo um perfil técnico e prático para enfrentar os desafios educacionais locais. Altamiro possui formação em Pedagogia, mestrado em Educação e Políticas Educacionais, e vasta experiência como professor e gestor educacional.

Na área da saúde, Lana Diniz Terra de Siqueira assumirá a Secretaria de Saúde, buscando promover projetos e ações que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população. Lana é graduada em Odontologia, com especialização em Dentística Restauradora e Endodontia.

Essa nova gestão municipal contará ainda com profissionais em áreas como Cultura e Juventude, Obras, Meio Ambiente, Agricultura, Mulher, Superintendência de Trânsito, entre outras. Todos esses nomes foram escolhidos com base em suas qualificações e experiências para contribuir com o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos de Bela Vista de Goiás.

Portanto, o novo secretariado de Eurípedes do Carmo promete trazer inovação, competência e comprometimento para a administração municipal, visando o progresso e a qualidade de vida dos belavistenses nos próximos anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp