Chuva em Campinas: Queda de árvore e enxurrada causam estragos, preventiva Defesa Civil, 30mm em 1h30

VÍDEO: com 30 milímetros de chuva em 1h30, Campinas registra queda de árvore e enxurrada em avenida

Região sul da metrópole foi a mais atingida com cinco ocorrências registradas, segundo Defesa Civil.

VÍDEO: com 30 milímetros de chuva em 1h30, Campinas registra queda de árvore e enxurrada

A chuva que atingiu Campinas (SP) na tarde desta terça-feira (10) derrubou árvores, alagou avenida Princesa d’Oeste e deixou motoristas na Rodovia dos Bandeirantes sem visibilidade. Segundo a Prefeitura, foram registrados registra 30 milímetros em uma hora e meia medidos no Jardim das Bandeiras.

Segundo o balanço da Defesa Civil, foram contabilizadas cinco ocorrências que se concentraram na região sul da metrópole:

– Duas quedas de árvores na Rua Antônio Carlos Folegatti, no Jardim Nova Mercedes, sendo que uma das árvores atingiu um carro parado, sem vítimas.
– Chamado para avaliação de um imóvel de risco na Rua São José do Rio Preto, no Jd. Nova Europa,
– Outras duas ocorrências na Rua José de Barros Souza, no Residencial Nova Bandeirantes, sendo um muro de risco de queda e um destelhamento em dois imóveis diferentes.

PREVISÃO PARA A SEMANA

Segundo o Cepagri da Unicamp, ainda podem ocorrer pancadas de chuva ou temporais nesta noite em Campinas. Também há potencial para chuvas de moderadas a fortes, com vendavais e granizo, além de raios.

Para esta quarta-feira (11), a previsão é que o tempo volte a firmar na região de Campinas e só volte a ter possibilidade de chuvas volumosas e temporais a partir de sexta-feira (13).

VÍDEOS: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO

50 vídeos

Veja mais notícias da região no DE Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp