Um novo método de ensino de Matemática desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA) está prestes a ser implantado nas escolas municipais do Rio de Janeiro. O programa Mentalidades Matemáticas (MM) tem como objetivo democratizar e humanizar o ensino de fórmulas, problemas, equações e contas, tornando a disciplina mais acessível e menos intimidadora. O modelo, baseado em conceitos da neurociência, busca mudar a perspectiva tradicional em relação à Matemática e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado mais dinâmica e eficaz.
Desde outubro, professores da rede municipal estão passando por um curso de capacitação para se familiarizarem com o novo modelo e se tornarem formadores especialistas, responsáveis por disseminar a abordagem para todo o corpo docente da cidade. A iniciativa visa desfazer o mito de que a Matemática é uma disciplina complexa e inacessível, possibilitando que os estudantes desenvolvam confiança em suas habilidades matemáticas e explorem sua criatividade na resolução de problemas.
O professor Nelson Garcez Lourenço, que leciona Matemática há mais de uma década, acredita no potencial transformador do programa Mentalidades Matemáticas. Para ele, a abordagem mais democrática e visual da disciplina beneficia não apenas o aprendizado em si, mas também a formação cidadã dos alunos. Através de dinâmicas diferentes e atividades colaborativas, o modelo busca criar um ambiente de aprendizado acolhedor, onde o erro é encarado como parte natural do processo de aprendizagem.
A parceria entre a prefeitura, o Itaú Social e o Instituto Sidarta viabilizou a chegada do programa ao Rio de Janeiro, trazendo consigo a promessa de uma educação matemática mais eficaz e alinhada às demandas atuais. A coordenadora pedagógica do MM, Maira Costa, destaca a importância de criar um ambiente de confiança e criatividade, onde cada aluno se sinta valorizado e encorajado a explorar diferentes caminhos na resolução de problemas matemáticos.
Com a expectativa de atingir mais professores e alunos do segundo segmento do ensino fundamental até 2025, o programa Mentalidades Matemáticas tem o potencial de revolucionar a forma como a Matemática é ensinada e aprendida nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Experiências anteriores com o modelo demonstraram resultados expressivos, como o avanço equivalente a um ano e três meses em escolaridade em um curso de férias de apenas dez dias. Para os educadores envolvidos, a abordagem neurocientífica do programa representa um passo importante rumo a um ensino de Matemática mais eficaz e alinhado às necessidades do século XXI.