Justiça Eleitoral de Goiás condena DE por abuso de poder político, cassa registro de Sandro Mabel e coloca gestão atual em xeque

A decisão da Justiça Eleitoral de Goiás condenou DE por abuso de poder político e cassou o registro do prefeito eleito Sandro Mabel, em Mabel. Além disso, a vice de Mabel, Cláudia Lira (Avante), também foi condenada pelo tribunal. A determinação os torna inelegíveis por oito anos, mas cabe recurso à decisão.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), comemorou o resultado que elegeu Sandro Mabel como prefeito de Goiânia. No entanto, a decisão judicial agora coloca em xeque a gestão atual do governo estadual e da prefeitura de Goiânia. O DE entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e com a equipe de Ronaldo Caiado em busca de esclarecimentos, mas não obteve retorno até o momento.

A inelegibilidade de Caiado e Mabel foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), que investigou o abuso de poder político no uso do Palácio das Esmeraldas para eventos de apoio à candidatura de Mabel. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi protocolada pela chapa do candidato adversário a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), e pedia a inelegibilidade, perda de registro e diploma, bem como o pagamento de multa.

Eventos no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, foram considerados abuso de poder político e descumprimento da Lei das Eleições. A presença de suplentes de vereadores e lideranças políticas em jantares promovidos por Mabel e Caiado foi evidenciada como prática ilegal. O MP Eleitoral concordou com as sanções solicitadas na ação.

A ampla divulgação dos eventos nas redes sociais e na mídia foi considerada grave o suficiente para comprometer a legitimidade e normalidade do pleito eleitoral. Com isso, a Justiça determinou a cassação do registro de Sandro Mabel como prefeito eleito e a inelegibilidade de Ronaldo Caiado e Cláudia Lira por oito anos. Resta aguardar os desdobramentos e possíveis recursos diante dessa decisão que impacta a política em Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Nascimento de Clara: Zezé Di Camargo e Graciele revelam fertilizações e lutas até finalmente segurar a filha nos braços

Fertilizações e anos de tentativas: Zezé Di Camargo e Graciele relatam muitas ‘lágrimas e lutas’ até o nascimento de Clara

Juntos há mais de 10 anos, eles tentavam engravidar há pelo menos cinco anos, segundo a assessoria do sertanejo. Clara nasceu no dia do Natal.

Zezé Di Camargo e Graciele postam primeiras fotos do nascimento da filha — Foto: Hanna Rocha/Divulgação

O cantor Zezé Di Camargo, de 62 anos, e a esposa Graciele Lacerda, de 44, fizeram fertilizações e tentavam engravidar há pelo menos cinco anos. Por isso, ao comemorar a chegada de Clara Camargo, que nasceu no dia do Natal, eles reforçaram o quanto ela era esperada.

> “Após seis tentativas de FIV – Fertilização in Vitro -, muitas lágrimas e lutas, hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas”, disse o casal.

Juntos há mais de 10 anos, o casal anunciou a gravidez no início de julho. À época, a assessoria do artista contou que eles tentavam engravidar há cinco anos. Em agosto, eles fizeram a revelação do sexo da bebê e se casaram de surpresa.

Na quarta-feira (25), o casal postou as primeiras fotos do nascimento da filha horas após o parto, em São Paulo. Nas imagens, Zezé aparece emocionado. Eles também exibiram os pezinhos de Clara.

Zezé e Graciele postam fotos do nascimento de Clara — Foto: Hanna Rocha/Divulgação

A médica pediatra Lilian Zaboto compartilhou a sala preparada para receber a bebê. Nela, há fotos dos pais e recados escritos a mão: “Bem-vinda, Clara. A mamãe te ama” e “Clara, o papai te espera ansioso”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp