Curso de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: 5 mil vagas abertas no IFSertãoPE

IFSertãoPE abre 5 mil vagas para curso a distância de Educação especial na perspectiva inclusiva

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (DEsertãoPE) abriu 5 mil vagas para o curso de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” na modalidade a distância. A capacitação, ofertada em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem o objetivo de capacitar educadores para atuarem de forma inclusiva em salas de aula regulares ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 31 de dezembro e devem ser realizadas online na área do candidato no site do IFSertãoPE. A seleção será realizada por ordem cronológica.

O curso é gratuito e é destinado a professores da Educação Básica da rede pública e privada de ensino que atuam em sala de aula (educação infantil, fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio). Serão quatro módulos, com duração de três meses.

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025 no site do IFSertãoPE. As aulas terão início em fevereiro de 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Naufrágio de navio rumo a Fernando de Noronha é registrado em vídeos; veja como era a embarcação antes do afundamento

Vídeos mostram naufrágio de navio que ia para Fernando de Noronha; veja como era embarcação antes de afundar

Toda tripulação foi resgatada com vida. A embarcação afundou a cerca de cinco quilômetros da praia de Olinda.

Vídeos encaminhados ao DE [http://DE.com.br/pe]mostram o momento em que o navio “Topa Tudo” naufragou, próximo à costa de Olinda. A embarcação ia para Fernando de Noronha com alimentos, bebidas e materiais de construção. Sete tripulantes foram resgatados com vida e apenas o comandante sofreu ferimentos leves, de acordo com o proprietário do barco.

Nas imagens, é possível ver a carga boiando enquanto os tripulantes aguardam, no mar, a chegada da lancha responsável pelo resgate. Os vídeos também mostram os profissionais já embarcados em direção à terra e o navio “Topa Tudo” antes do naufrágio.

Em entrevista ao DE, o empresário Zé Maria Sultanum, dono do “Topa Tudo”, afirmou que a tripulação saiu do Porto do Recife às 15h30. Por volta das 20h, os trabalhadores perceberam que estava entrando água dentro do navio e foram orientados a retornar para a capital pernambucana.

De acordo com a Marinha, a embarcação afundou a cerca de três milhas náuticas (aproximadamente cinco quilômetros) da Praia de Casa Caiada, em Olinda. Na manhã deste sábado, moradores da região saquearam a carga do navio, retirando os alimentos que estavam no mar com a ajuda de barcos e caixotes.

Por meio de nota, a Além Mar, empresa que administra as viagens do “Topa Tudo”, informou que outra embarcação será enviada a Fernando de Noronha na próxima quinta-feira (16) para atender às demandas dos clientes da empresa. Todos os clientes que tiveram suas mercadorias declaradas e optaram por assegurar sua carga serão devidamente reembolsados, de acordo com a companhia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp