Manifestantes do MLB fecham Av. Afonso Pena em protesto pela ocupação Eliana Silva

Manifestantes fecham Avenida Afonso Pena e bloqueiam trânsito em frente à Prefeitura de BH

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) protestaram
contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro.

Manifestantes bloqueiam trânsito na Avenida Afonso Pena — Foto: Reprodução/TV Globo

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) fecharam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e bloquearam o trânsito em frente à prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira (11).

Os manifestantes protestaram contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (leia mais abaixo). De acordo com fontes do Executivo, eles tentaram invadir a sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais.

O bloqueio foi feito nos dois sentidos da via, deixando reflexos no fluxo em direção ao Centro e à Savassi. Agentes da BHTrans implementaram o mesmo esquema de desvio da Feira Hippie aos domingos.

BHTrans fez desvio pela Rua da Bahia — Foto: Reprodução/TV Globo

Dois participantes foram presos durante o ato por tentativa de invasão, desacato, desobediência e incitação.

OCUPAÇÃO ELIANA SILVA

Segundo o MLB, a ocupação Eliana Silva existe desde 2012, tem cerca de 300 moradias e já conta com a regularização da água, luz, saneamento básico, asfalto, coleta de lixo, CEP, e equipamentos comunitários geridos pelo movimento, como a Creche Tia Carminha, que atende crianças da região, e do Centro Cultural Minha Quebrada.

O movimento argumenta que, recentemente, foi surpreendido por uma decisão da Justiça para o cumprimento de uma reintegração de posse na área onde está a ocupação.

O processo estava suspenso desde 2014, mas, em janeiro deste ano, o TJMG tentou uma mediação com o governo de Minas Gerais e a administração municipal para solucionar o conflito.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a prefeitura afirmou que um grupo que representa a ocupação será recebido nesta quarta-feira (11), às 15h, na sede da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

“A Subsecretaria de Planejamento Urbano está executando o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá, em parceria com o Banco Mundial. O projeto inclui o Plano Urbanístico Integrado, voltado para as Áreas de Especial Interesse Social (AEIS-2), que abrangem as sete ocupações urbanas organizadas: Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Nelson Mandela, Paulo Freire, e Horta I e II”, completou o órgão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Bombeiro suspeito de atirar e matar motociclista em ‘rolezinho’ aguarda julgamento após 1 ano; saiba mais

Bombeiro da reserva suspeito de atirar e matar motociclista que fazia ‘rolezinho’ de Natal aguarda julgamento em liberdade; caso completou 1 ano

William José Rodrigues Tito foi indiciado por homicídio duplamente qualificado pela morte de Guilherme Augusto do Nascimento, de 22 anos, no Natal de 2023, em Matias Barbosa. O júri popular ainda não foi marcado.

Guilherme Augusto morreu em Matias Barbosa atingido por um tiro durante um rolezinho — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O bombeiro da reserva, William José Rodrigues Tito, de 54 anos, suspeito de atirar e matar um motociclista que participava de um ‘rolezinho’ em Matias Barbosa, conseguiu a liberdade provisória e irá a júri popular, no entanto, o julgamento ainda não tem data marcada.

No dia 25 de dezembro de 2023, Guilherme Augusto do Nascimento, que passava com um grupo de motociclistas pela Rua Barão de Santa Helena, no Bairro Santa Terezinha, foi baleado, caiu próximo ao canteiro da via e morreu no local. O militar foi indiciado por homicídio duplamente qualificado.

Segundo o advogado de defesa do suspeito, Luiz Alexandre Velloso Botelho, o homem foi solto no dia 21 de outubro, após mais de 252 dias preso preventivamente no 4° Batalhão de Bombeiro Militar, em Juiz de Fora.

Sobre o júri popular, o advogado informou que recorreu da decisão de pronúncia, que acontece quando o juiz decide encaminhar o réu para o julgamento no Tribunal do Júri e, por isso, ainda não existe uma data para o julgamento.

No dia 25 de dezembro de 2023, Guilherme Augusto do Nascimento, que passava com um grupo de motociclistas pela Rua Barão de Santa Helena, no Bairro Santa Terezinha, em Matias Barbosa, foi baleado, caiu próximo ao canteiro da via e morreu no local.

Conforme informações que constam no Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da PM, o crime aconteceu da seguinte maneira:

– A corporação foi chamada após uma denúncia de tiros durante a passagem de um grupo de aproximadamente 15 motocicletas na rua;
– Ao chegar no local, a PM recebeu informações de que o bombeiro da reserva teria feito os disparos;
– À PM, ele apresentou a arma de fogo carregada com outras 15 munições;
– Já ao lado do advogado, disse que estava dormindo, sob efeito de remédio controlado, quando acordou com o barulho das motos;
– Ainda em depoimento, contou que a mãe, que tem problemas psiquiátricos, acordou aos gritos durante a passagem dos veículos;
– Por ter se sentido ‘intimidado’ e ‘coagido’, atirou para o alto e em nenhum momento teve a intenção de matar alguém;
– O militar foi detido, teve o flagrante ratificado e conduzido para o 4º Batalhão dos Bombeiros, em Juiz de Fora.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp