Câmara de Vinhedo aprova concessão de saneamento básico para empresa privada: entendendo os impactos da medida na qualidade dos serviços de água e esgoto.

Câmara de Vinhedo aprova concessão de empresa responsável por saneamento básico municipal

Projeto foi aprovado em segunda votação, com nove votos favoráveis. Proposta segue, agora, para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial.

A Câmara de Vinhedo (SP) aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei complementar que autoriza a prefeitura a conceder à iniciativa privada a administração da Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

A proposta segue sob análise constante de viabilidade e eficácia para a prestação universal e integral dos serviços de saneamento básico no município. Com nove votos a favor e dois contrários, o projeto de lei nº 9/2024, elaborado pelo Poder Executivo, foi aprovado, permitindo que a administração municipal avance na publicação de uma licitação para a concessão dos serviços.

Isso significa que a concessão dos serviços de saneamento básico em Vinhedo poderá ser efetivada após a realização de uma audiência pública para discutir detalhes do contrato. Caso a concessão seja confirmada, a Sanebavi estará sujeita a extinção, conforme critérios de viabilidade e conveniência do Poder Executivo.

A cidade de Vinhedo enfrentou uma crise hídrica no mês de maio, devido à falta de chuvas e altas temperaturas. A situação exigiu a implementação de um sistema de rodízio no abastecimento de água, com o território dividido em setores que terão o fornecimento de água racionado entre 12 e 24 horas por dia, dependendo da região.

A medida também incluiu a imposição de multas para casos de desperdício de água na cidade, como regar gramados, lavar veículos ou calçadas, entre outros. A prefeitura destacou a importância da conscientização e economia de água por parte dos moradores para enfrentar os desafios da crise hídrica em Vinhedo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp