O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, nesta quarta-feira, 11, no Clássico das Américas, primeiro jogo da Copa Intercontinental, realizado em Doha, no Catar. Os gols da equipe mexicana foram marcados por Idrissi, Deossa e Salomón Rondón. Com a derrota, o Botafogo, que já conquistou o Brasileirão e a Libertadores, encerra sua participação internacional e retorna ao Brasil para finalizar sua temporada histórica.
Como foi o jogo?
A partida contra o Pachuca não foi nada fácil para o Botafogo. O técnico Artur Jorge optou por escalar um time misto, devido ao desgaste físico de alguns jogadores titulares, e o time se viu em um jogo difícil desde o início. O Pachuca, comandado por Guillermo Almada, não se intimidou e pressionou a equipe brasileira, buscando constantemente o gol.
Ambas as equipes tiveram suas chances no primeiro tempo, com boas atuações dos defensores, mas a pressão do Pachuca foi mais constante. Nos minutos finais da primeira etapa, o Botafogo conseguiu se organizar e pressionou o time mexicano, mas a posse de bola não foi suficiente para criar grandes oportunidades. O destaque da equipe, Luiz Henrique, teve dificuldade em se livrar da marcação e não conseguiu finalizar com sucesso.
No segundo tempo, o Botafogo não teve um bom começo. Aos 4 minutos, Idrissi marcou um belo gol para o Pachuca, após uma jogada em que driblou dois zagueiros do Botafogo e finalizou no canto do goleiro John. Em resposta, Artur Jorge fez três alterações, colocando Marlon Freitas, Almada e Júnior Santos no lugar de Allan, Eduardo e Igor Jesus, respectivamente.
Com o Pachuca recuado e fechando bem a defesa, o Botafogo tentou de todas as formas aumentar a pressão, mas a defesa mexicana se manteve sólida. Savarino, ao entrar no lugar de Matheus Martins, tentou ajudar na criação das jogadas e arriscar de fora da área, mas sem sucesso. O Pachuca ampliou a vantagem com um gol de Deossa em contra-ataque, e, pouco depois, Salomón Rondón fez o terceiro, deixando o Botafogo sem respostas.
A partida seguiu com o time brasileiro atacando, mas o Pachuca defendendo bem e controlando o jogo até o apito final. Apesar da derrota, o Botafogo encerra sua temporada com grandes conquistas: o título do Brasileirão e da Libertadores, um ano histórico para o clube.