112 anos de Luiz Gonzaga: confira a programação gratuita em Exu para homenagear o Rei do Baião

112 anos de Luiz Gonzaga: confira as programações dos festejos gratuitos no município de Exu

As homenagens ao Rei do Baião começam nesta quinta (12) e seguem até a segunda (16). Os eventos contam com a Caminhada das Sanfonas, shows e outras atividades culturais.

1 de 1 Parque Aza Branca, Exu — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

No dia 13 de dezembro é celebrado o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo, completaria 112 anos. Para celebrar, o município DE Exu, no Sertão de Pernambuco, conta com várias homenagens que começam na quinta-feira (12) e seguem até a segunda-feira (16).

Entre elas, o Festival Viva Gonzagão, organizado pela prefeitura do município, com a 2a edição do Polo Multicultural ‘Bora Gonzaguear’, que terá programação cultural a partir entre os dias 12 e 14. Esse ano o polo faz menção a canção ‘Pense N’eu’, composição de Gonzaguinha, interpretada por ele e por seu pai, Luiz Gonzaga. O evento é resultado de uma construção coletiva de grupos culturais de Exu, e tem apoio do Governo de Pernambuco, da Empetur, Fundarpe, CulturaPE, Prefeitura municipal DE Exu e da Secretaria de Cultura Municipal.

Outros dois eventos que acontecem nesta semana são o Festival Viva Gonzagão e a 5ª Caminhada das Sanfonas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘POLO BORA GONZAGUEAR’

Dia 12/12 (quinta-feira)

* 16h – Feira Gonzagueart (economia criativa)
* 18h – Sarau Poético
* 19h: Zezinho do Exu; Seguidores do Rei; Fidelis; Robertinho do Acordeon; Joãozinho do Exu; Mestre Gennaro; Cezzinha; Luiz Fidelis.

Dia 13/12 (sexta-feira)

* 16h às 21h – Feira Gonzagueart
* 17h – Cortejo Festivo Bora Gonzaguear com a Cavalgada Viva Gonzagão e todas as escolas, grupos, coletivos, artistas e turistas (saindo da estátua de Luiz Gonzaga em direção ao Polo Bora Gonzaguear).
* 18h – Ave Maria Sertaneja e Parabéns para Gonzagão (corte do bolo)
* 18:30 – Lançamento da Lei Cultura Viva de Luiz Gonzaga
* 18:30h – Projeto Asa Branca
* 19h – Orquestra Sisaleira e Lançamento da lei cultura viva de Luiz Gonzaga e comissão Bora Gonzaguear
* 19:30 – Cheiro de Sanfona
* 21h – Encerramento

14/12 (sábado)

* 08h às 16h – Feira de economia criativa, apresentações culturais, oficinas e shows artísticos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CAMINHADA DAS SANFONAS

13/12 (sexta-feira)

* 05h – Alvorada das Sanfonas, com sanfoneiros gonzagueanos no Parque Aza Branca.
* 10h – Causos, café e Gonzaga: Lançamento do livro ‘O Rei do Baião e a Princesa do Cariri’, de Rafael Lima.
* 16h – Concentração Parque Aza Branca
* 17h – Arrastão dos Sanfoneiros com o cortejo até a Casa DE S. Praxedes

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL VIVA GONZAGÃO

* Dias: 13, 14, 15, 16
* Local: Parque Aza Branca

Atrações:

* Henrique Brandão;
* Fulô DE Mandacaru,
* Cambinho do Acordeon,
* Flávio Leandro,
* Joquinha Gonzaga,
* Del Feliz,
* Nonato Lima,
* Silvano Lira,
* Edinho Calixto,
* Avenida Xote,
* Cosmo Sanfoneiro,
* Serginho Gomes,
* Gel Barbosa,
* Zezinho do Exu,
* Targino Gondim,
* Eloisa Olinto,
* Jaiminho DE Exu,
* Mestre Gennaro,
* Roberto Cruz,
* Andrezza Formiga,
* Valdinho Paes,
* Jurandy da Feira,
* Leonardo de Lima,
* Caminhada das Sanfonas,
* Diego Alencar,
* Djesus Sanfoneiro,
* Joãozinho DE Exu,
* Marília Parente,
* Tony Monteiro e mais.

Município DE Exu realiza programação especial para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Município DE Exu realiza programação especial para homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Confira como foi a última edição de homenagens a Luiz Gonzaga, no vídeo acima.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO SERTÃO DE PE

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cidades do Grande Recife proíbem venda de armas de gel por risco de ferimentos oculares graves: ao menos 68 pessoas hospitalizadas

Cidades do Grande Recife proíbem venda de armas de gel após ‘guerras’ deixarem dezenas de feridos nos olhos; ao menos 68 pessoas foram ao hospital

Brinquedos se tornaram uma ‘febre’ no Grande Recife, levando autoridades a restringir o uso do equipamento, que pode causar graves ferimentos e prejudicar a visão.

Após se tornar uma “febre” nas periferias, a venda de armas de gel foi proibida nas cidades de Olinda e Paulista, no Grande Recife. A medida visa restringir o uso desses brinquedos, já que as balas disparadas por eles podem atingir os olhos e causar graves ferimentos, prejudicando a visão.

Ao menos 68 pessoas ficaram feridas entre o dia 30 de novembro e a quarta-feira, segundo a Fundação Altino Ventura (FAV), hospital de referência no atendimento oftalmológico no estado. No início desta semana, até a segunda (9), eram 50 casos.

Paulista foi a primeira cidade a tomar a medida após o prefeito Yves Ribeiro (PT) sancionar a lei 5.367/2024, aprovada pela Câmara de Vereadores, na terça (10). O texto proíbe a fabricação, comercialização e distribuição desse tipo de arma no município.

Os estabelecimentos que descumprirem a norma estão sujeitos a advertência, multa, suspensão de atividades por 30 dias e até cassação de licença de funcionamento. A lei prevê, ainda, que a prefeitura realize “ampla campanha educativa” para conscientizar as pessoas sobre os riscos da prática.

Na quarta (11), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), assinou o decreto municipal 176/2024, proibindo o uso das armas de gel na cidade. A medida também determina diversas sanções, como advertências, suspensão de alvarás de funcionamento e multas, para as lojas que disponibilizarem os artefatos.

Ao atingirem os olhos, as balas de gel podem causar danos severos à visão. Entre os problemas relatados, estão dor ocular, baixa visão, inflamações, lesões na córnea, arranhões e sangramento interno.

Uma das vítimas é o menino Kauê, de 9 anos, que mora em Paulista. A criança pegou uma das armas do tio e estava brincando com vizinhos quando foi atingido no olho direito e levado ao hospital. O disparo da bala de gel causa hemorragia interna no olho e foi preciso fazer uma cirurgia de emergência para resolver o problema.

Por fim, as autoridades locais estão empenhadas em conscientizar a população sobre os perigos das armas de gel, visando a segurança e saúde da comunidade. A proibição da venda desses brinquedos é uma medida importante para prevenir mais casos de ferimentos oculares graves e preservar a qualidade de vida dos cidadãos de Olinda e Paulista, no Grande Recife.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp