Família de motociclista morto em acidente entra na Justiça após imagens contraditórias; assista ao VÍDEO. Novas reviravoltas no caso.

Família de motociclista morto entra na Justiça após imagens mostrarem nova versão de acidente; VÍDEO

A família de Aldemir Marcolino, o motociclista de 28 anos que morreu em um acidente em Guarujá, no litoral de São Paulo, entrou na Justiça após imagens de câmeras de monitoramento mostrarem uma nova versão do acidente. Segundo o advogado que representa os parentes da vítima, o vídeo contradiz os depoimentos dos outros envolvidos, que colocaram o jovem como “autor” da colisão.

O acidente entre duas motos e um ônibus aconteceu na Avenida Santos Dumont, no bairro Jardim Boa Esperança, por volta das 9h40 de 25 de outubro. Um boletim de ocorrência (BO) foi registrado como lesão corporal culposa e homicídio culposo na direção de veículo automotor.

No registro policial, o motociclista foi apontado como “autor” e “vítima” do acidente, enquanto duas mulheres que estavam em outra moto foram citadas apenas como “vítimas” e o motorista de um ônibus como “parte”.

A defesa da família de Marcolino teve acesso às imagens gravadas por câmeras de monitoramento. No vídeo, é possível ver que o jovem foi ‘empurrado’ pelo ônibus e caiu do outro lado da via, colidindo com a moto em que as mulheres estavam.

De acordo com o BO, as mulheres foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com ferimentos leves, sendo levadas para um pronto-socorro da cidade. Na unidade de saúde, elas sugeriram aos PMs que Marcolino teria causado o acidente porque estava na contramão da via.

Segundo a City Transporte, responsável pelo transporte coletivo, o BO registrou “a imprudência do motociclista”. A companhia acrescentou que, conforme versão do motorista do ônibus, Marcolino colidiu contra o para-choque dianteiro do automóvel após invadir a contramão, tentando fazer uma ultrapassagem na via congestionada.

O advogado Erasmo Fonseca, que representa a família da vítima, disse que as imagens mostraram a necessidade de alteração do BO e também a investigação da culpa do motorista de ônibus. Além disso, afirmou ter entrado com uma ação para que a empresa do transporte coletivo pague danos morais e uma pensão mensal à família de Marcolino. Em nota, a empresa do coletivo lamentou profundamente o acidente e afirmou que acompanha o caso. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso é investigado no 1º Distrito Policial (DP) de Guarujá.

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Plataforma Observa: Regras e Cadastro para Caminhões em Piracicaba

Entenda como vai funcionar sistema que fiscaliza circulação de caminhões no Centro de Piracicaba

Motoristas de veículos acima de três eixos precisam de autorização para trafegar em pontos restritos. A partir desta sexta (27), será obrigatório o cadastro na nova plataforma.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Os motoristas de caminhões acima de três eixos que precisam de um termo de autorização para trafegar na área central de Piracicaba (SP), em pontos restritos, e, partir desta sexta-feira (27), também devem fazer o cadastro obrigatório por meio de uma nova plataforma digital. Entenda como funciona, abaixo.

O novo sistema de controle de tráfego disponibilizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba, chamado Observa, permite o cadastramento e a liberação online para circulação em áreas restritas do Centro.

Segundo a prefeitura, as placas inseridas no sistema serão automaticamente cadastradas na Semuttran. Assim, os radares e leitores de placas terão esses dados integrados.

Após o cadastro, é preciso preencher o requerimento para autorização de circulação, que continua obrigatório.

O cadastro também vale para qualquer tipo de caminhão que precise acessar área restrita no Centro da cidade e aqueles com carga perigosa e excedente.

Acesso e Cadastro

O sistema deve ser acessado via Sem Papel, clicando em Mobilidade Urbana – Trânsito e, na sequência, clicar no tipo de autorização necessária que pode ser:

– Acesso Por Tempo Determinado em Áreas Restritas
– Circulação de Caminhões Acima de 3 Eixos Pelas Vias da Cidade
– Transporte de Carga Excedente e/ou Perigosa

Após a seleção, é preciso:

– clicar no botão ‘Solicitar’ que vai levar o usuário direto para o sistema Observa, onde deverá iniciar o cadastro
– No cadastro, o motorista deve informar se é pessoa física ou jurídica, número da CNH e demais informações solicitadas
– Dentro da plataforma, é preciso clicar em Minha Conta e registrar informações pessoais, como endereço e telefone
– Concluindo o cadastro, o motorista deverá acessar o campo Meus Veículos e proceder para o cadastro do veículo, informando Renavam, placa e outros quesitos.

Circulação

Após o cadastro na plataforma Observa, os motoristas devem seguir com o preenchimento do requerimento de autorização, que já era obrigatório antes da disponibilização da plataforma digital Observa. O solicitante deverá detalhar sua rota de circulação.

O cadastro no Observa não desobriga a emissão do requerimento de autorização.

O termo de autorização não gera direito imediato de circulação. Os pedidos serão submetidos a uma análise pela Semuttran e, caso todas as informações estejam corretas e em conformidade com os requisitos estabelecidos, a autorização será liberada e emitida no sistema.

Os endereços restritos, assim como as rotas alternativas, estão disponíveis também no sistema Sem Papel da Prefeitura.

Fiscalização

Recentemente, a Prefeitura instalou 22 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo sete deles para identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos. Os locais que receberão a fiscalização de caminhões acima de três eixos foram estudados e aprovados com base nos dados da pasta – o objetivo é limitar e não proibir o acesso.

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