Comércio de Piracicaba espera aumento de vendas para o Natal 2023

Vestuários, calçados, brinquedos, produtos de beleza e eletroeletrônicos são os itens mais procurados nas compras de Natal deste ano em Piracicaba (SP). O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio Piracicaba) espera um aumento entre 7% e 10% nas vendas para a data neste ano, na comparação com 2023.

O presidente da entidade, Itacir Nozella, explica que a expectativa é realizada em conjunto com economistas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Um dos dados analisados para a projeção é a Black Friday deste ano.

Segundo Nozella, o Natal era a data mais esperada pelo comércio, mas atualmente divide espaço com a Black Friday. “As vendas de final de ano começam na Black Friday, porque tem pessoas que compram presentes para o Natal em novembro. Elas passam pelo Natal e terminam na primeira quinzena de janeiro”, contextualiza.

Além dos tradicionais presentes como vestuários, brinquedos e produtos de beleza, os supermercados também são mais requisitados nesta época devido às festas do final do ano. A expectativa de crescimento nas vendas também é impulsionada pela boa performance da Black Friday, indicando uma perspectiva positiva para o Natal.

A união do comércio local com a FecomercioSP para a projeção do aumento nas vendas é fundamental para o planejamento estratégico das empresas. Com base nos dados e análises realizadas, a previsão de crescimento entre 7% e 10% traz otimismo para o setor varejista de Piracicaba e região.

Celebrar o Natal é um momento especial para as famílias, e a escolha dos presentes como vestuários, calçados e brinquedos reflete o espírito natalino de troca e generosidade. A expectativa é de que o comércio local esteja preparado para atender a demanda crescente nesse período festivo, contribuindo para a movimentação da economia da cidade.

A chegada do Natal também traz consigo eventos e apresentações culturais, como a Orquestra Sinfônica da Unicamp que se apresenta em Piracicaba e em Campinas, enriquecendo as opções de lazer e entretenimento para a população. Com a proximidade das festividades, a preparação do comércio e a variedade de produtos disponíveis tendem a atrair consumidores em busca de presentes especiais para seus entes queridos.

Em resumo, as perspectivas são positivas para as vendas de Natal em Piracicaba, com uma variedade de opções de produtos e presentes disponíveis para os consumidores. O Sincomércio Piracicaba e a FecomercioSP continuam monitorando o desempenho do comércio local, a fim de garantir o sucesso das vendas nesse período tão importante para o setor varejista da região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Restauradora de Bonecas de Jaboticabal transforma infância sem brinquedos em coleção de 150 Barbies: conheça Zilda Bernardes

Após uma infância humilde, uma mulher de Jaboticabal, SP, encontrou sua paixão e propósito na restauração de bonecas usadas. Zilda Aparecida Bernardes há 19 anos dedica-se a recuperar bonecas, mantendo em sua casa uma coleção impressionante de 150 exemplares que só foi possível na vida adulta.

Na residência de Zilda, o clima de Natal está sempre presente, com decorações festivas por toda parte. No entanto, a verdadeira magia está em um dos quartos, onde uma centena de bonecas, em sua maioria Barbies, repousa nas prateleiras. Vestidas com grande cuidado, muitas com trajes de festa, essas bonecas foram doadas ou até mesmo resgatadas do lixo, para então serem restauradas pelas mãos habilidosas de Zilda.

A paixão de Zilda por bonecas nasceu na infância e continua pulsante aos 60 anos de idade. Para ela, a emoção de restaurar e compartilhar suas bonecas é uma felicidade maior do que pode ser expressa. Especialmente emocionante para ela é a Barbie Borboleta, que se tornou o xodó de sua coleção após passar por restaurações delicadas.

Zilda relembra sua infância sem brinquedos, desejando uma boneca para brincar. No entanto, a família não tinha recursos para investir em brinquedos, o que a levou a valorizar ainda mais as raras oportunidades de interagir com bonecas alheias, como a Susi da madrinha.

Após reencontrar a paixão por bonecas quase duas décadas atrás, Zilda se dedicou a restaurar e compartilhar seus achados com crianças em situações similares à sua infância. Sua generosidade transformou a recuperação de bonecas usadas em uma missão de vida, contando com doações da comunidade local para garantir os suprimentos necessários para os reparos.

Durante o mês de dezembro, Zilda intensifica sua generosidade, deixando diversas bonecas ao pé da árvore de Natal em sua garagem. As crianças que visitam a casa são convidadas a escolher uma boneca para levar para casa, promovendo a magia do Natal e a importância do compartilhamento em meio a uma atmosfera lúdica e acolhedora. Para Zilda, ver o brilho nos olhos das crianças ao receberem uma boneca restaurada é a maior recompensa de sua jornada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp