Balneário Camboriú lidera em moradores vivendo de aluguel no Brasil, aponta IBGE. Maior proporção do país, com 45,2% da população locatária.

Balneário Camboriú tem a maior proporção de população vivendo de aluguel do Brasil, diz IBGE

Cidade lidera entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Mais de 45% dos moradores da ‘Dubai Brasileira’ residem em imóveis locados.

Orla da Praia Central de Balneário Camboriú (SC) — Foto: Divulgação

Balneário Camboriú, importante polo econômico e turístico do Litoral de Santa Catarina, é a cidade brasileira com a maior proporção da população vivendo em domicílios alugados, com 45,2% dos 138 mil habitantes. O percentual é mais que o dobro da média nacional, de 21%, e bem maior que a média do estado, fixada em 25,6%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e integram o Censo 2022. O recorte atual traz características dos domicílios brasileiros, como condição da ocupação, uso de eletrodomésticos, moradores por dormitório e acesso à internet.

Outro recorte do Censo 2022, publicado em fevereiro deste ano, detalha que 57,22% da população da cidade vive em apartamentos.

Na época, era o segundo maior indicador do país e uma das únicas três cidades do Brasil onde esse dado era acima de 50%.

Com 138.701 habitantes, Balneário Camboriú, tem a questão geográfica como justificativa a verticalização das moradias: mesmo sendo um polo econômico de negócios e turismo, a cidade tem somente 46 quilômetros quadrados, sendo a segunda menor em extensão territorial de Santa Catarina, apesar de ser a 12ª em população entre os 295 municípios do estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Armani/Casa Residences: projeto de luxo em Balneário Camboriú com 78 andares

A grife Armani está prestes a assinar um projeto de arranha-céu no balneário conhecido por se destacar no quesito alto luxo. Localizado em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, este empreendimento irá surpreender com um prédio de 270 metros de altura, equivalente a sete vezes a altura do icônico Cristo Redentor. Com 78 andares e 113 apartamentos exclusivos, o complexo residencial promete ser um marco na região.

Os apartamentos terão dimensões generosas, com destaque para os 31 unidades que contarão com 1.100 metros quadrados cada, totalmente personalizáveis e equipadas com piscinas e jardins privativos. O valor dessas unidades ainda não foi divulgado, porém o investimento total neste empreendimento de luxo está estimado em R$ 1,5 bilhões. A construção será um marco na região da Barra Sul, ocupando um terreno de 3.500 metros quadrados na deslumbrante Avenida Atlântica.

Em parceria com a renomada grife italiana Armani, a incorporadora Embraed revelou que o projeto promete transformar o skyline da cidade. O arranha-céu, batizado de Armani/Casa Residences by Embraed, vem sendo desenvolvido há pelo menos dois anos e está previsto ser oficialmente divulgado em 2026. A proposta foi submetida ao próprio Giorgio Armani, garantindo um selo de excelência e exclusividade para o empreendimento.

A essência do estilo de vida proposto pela Armani será presente não apenas nos apartamentos, mas também nas áreas comuns e nas comodidades do edifício, totalmente projetadas pelo Armani/Casa Interior Design Studio. A colaboração entre a Embraed e a grife garante elevados padrões de qualidade, atendendo às expectativas do renomado estilista. A localização privilegiada do empreendimento, com vista para o mar, confere um significado especial a toda a iniciativa.

O projeto do Armani/Casa Residences by Embraed está inserido em um cenário onde Balneário Camboriú já conta com oito dos dez arranha-céus residenciais mais altos do Brasil. Com uma proposta única de exclusividade e conforto, este novo empreendimento de alto luxo promete elevar ainda mais o patamar da região, atraindo olhares e investimentos de grandes proporções. A assinatura da grife Armani garante um toque de sofisticação e requinte a este ambicioso projeto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp