Em sua estreia na Copa do Mundo 2018, a seleção brasileira empatou com a Suíça em 1 a 1, na Arena Rostov. A partida contou com muitos erros de passe do time do Brasil, um número exagerado de faltas da Suíça e polêmicas envolvendo a arbitragem.
O golaço de Coutinho, feito aos 19 minutos do primeiro tempo, foi o único do time brasileiro na estreia. Os primeiros 30 minutos de jogo foram dominados pelos brasileiros, Mas no segundo tempo, a vantagem brasileira durou apenas quatro minutos, quando numa cobrança de escanteio, Zuber saltou, depois de empurrar Miranda pelas costas, e cabeceou a bola para a rede.
O lance polêmico, não foi revisto pelo árbitro de vídeo e nem pelo árbitro principal, que estava dentro de campo apitando a partida. O zagueiro Miranda em entrevista reclamou do empurrão no lance do gol. “Naquele jogada, se eu tivesse me jogado, talvez marcassem. Tem árbitro de vídeo e resolveram não marcar, é vida que segue”, disse. Os jogadores brasileiros voltaram a reclamar da arbitragem em suposto pênalti em cima de Gabriel Jesus, que não foi sequer pedida à revisão do vídeo para tirar qualquer dúvida existente.
A seleção volta a campo na sexta-feira, às 9 horas, contra a Costa Rica, em São Petesburgo. A Suíça enfrenta a Sérvia no mesmo dia, às 15 horas, em Kaliningrado.