Paulo Miklos está internado com gastroenterite — Foto: Celso Tavares/de
O músico, ator e ex-integrante dos Titãs Paulo Miklos está internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, com diagnóstico de gastroenterite.
👉 A doença é uma inflamação aguda que atinge o estômago e os intestinos provocada por vírus ou bactéria. Normalmente, essa inflamação se apresenta com quadro de diarreia e vômitos, que podem se agravar e causar desidratação.
> A mulher do cantor, a produtora Renata Galvão, confirmou no fim da tarde de quinta que ele está gastroenterite, mas negou que o caso seja grave ou que ele esteja na UTI.
A equipe do artista informou que Miklos está “em processo de cura e evolui muito bem, sem intercorrências”. Ela afirmou ainda que “não procede a informação de que ele tenha sido encontrado desacordado por uma funcionária”.
Procurado, o hospital afirmou que não está autorizado pela família a emitir boletim médico.
CUIDADO COM A DESIDRATAÇÃO
A principal complicação da gastroenterite é a desidratação, segundo alerta do Ministério da Saúde alerta. Há o risco de complicações, principalmente, em crianças e idosos, caso ela não seja revertida rapidamente.
A recomendação é que o paciente com diarreia deve fique atento e procure um médico se não perceber melhoras ou se apresentar os seguintes sintomas:
– Piora da diarreia;
– Vômitos repetidos;
– Muita sede;
– Recusa de alimentos;
– Sangue nas fezes;
– Diminuição da urina.
O QUE PODE CAUSAR GASTROENTERITE?
– Consumir água sem tratamento;
– Consumir alimentos sem conhecer a procedência, ou sem se preocupar com o preparo e o armazenamento;
– Consumir leite e derivados in natura (sem ferver ou pasteurizar);
– Consumo de carnes cruas ou malcozidas;
– Consumo de frutas, verdura e legumes sem higienização adequada;
– Falta de saneamento básico;
– Falta de higiene pessoal.