Polícia Civil desmantela esquema de receptação de peças furtadas do VLT em Santos (SP)

Polícia Civil desarticula esquema de receptação de peças furtadas do VLT no litoral de SP

Materiais do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram encontrados em um ferro-velho em Santos (SP).

Peças foram localizadas por policiais civis em Santos (SP) — Foto: Polícia Civil e Marcela Damore/TV Tribuna

A Polícia Civil desarticulou um esquema de receptação de peças furtadas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral de São Paulo. Os materiais foram encontrados em um ferro-velho na cidade após a corporação receber uma denúncia anônima. A proprietária do local foi indiciada.

A ação aconteceu na Rua Bittencourt, no bairro Vila Nova, na última segunda-feira (9). No local, os investigadores do 2º Distrito Policial de Santos encontraram pedaços do trilho do VLT e peças de cobre, além de cigarros da marca Gift, proibidos no Brasil.

De acordo com a Polícia Civil, um homem apareceu no ferro-velho durante a inspeção dos agentes. Ele disse ser um morador em situação de rua que ajuda no local em troca de dinheiro para comprar drogas. A proprietária pelo espaço, ainda segundo ele, é uma mulher de 23 anos.

Em nota, a corporação informou que a mulher não foi encontrada no local, mas foi indiciada. Os agentes localizaram o carro dela no espaço e apreenderam sacos com fios, chapas e peças de cobre, além de cartões bancários e um spray pimenta.

O representante da empresa Alya Construtora, responsável pelas obras do VLT, reconheceu o pedaço de trilho, as chapas de cobre e os fios de cobre como sendo os itens furtados. Os materiais foram devolvidos à companhia. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o ferro-velho estava proibido de funcionar, conforme informações divulgadas pela Guarda Civil Municipal (GCM). A perícia também foi chamada ao local.

O Terminal do Paquetá, localizado na Rua João Pessoa, foi furtado em Santos (SP) no último dia 8 de novembro. Os criminosos levaram uma porta de alumínio e cabeamento de cobre. Ninguém foi preso na ocasião.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lamentou os atos de vandalismo e furtos de metais da obra do VLT. Segundo a companhia, a Alya Construtora realiza rondas com segurança patrimonial e analisa medidas complementares para evitar as ocorrências. Por meio de nota, a EMTU acrescentou que a população também pode colaborar na prevenção dos casos informando qualquer atitude suspeita por meio do número de telefone 190, da Polícia Militar. Tanto a empresa quanto a construtora responsável pelas obras afirmaram que estão à disposição das autoridades para informações adicionais sobre a ocorrência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp