Evandro Leitão revela sete secretários da Prefeitura de Fortaleza

Evandro Leitão anuncia sete secretários da Prefeitura de Fortaleza; saiba quem são

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), confirmou sete nomes que irão compor o futuro secretariado de sua gestão. Dentre as áreas contempladas, o petista anunciou, nas redes sociais, nomes de titulares para as secretarias de Saúde, Turismo e Segurança Cidadã. Evandro Leitão toma posse como prefeito da capital no dia 1º de janeiro.

Confira os nomes já anunciados:

– Chefe de Gabinete Eudes Bringel
– Secretário de Governo: Júnior Castro
– Secretária da Saúde: Socorro Martins
– Secretária do Turismo: Denise Carrá
– Secretário da Segurança Cidadã: Coronel Márcio Oliveira
– Secretária da Controladoria e Ouvidoria: Silvia Correia
– Procurador-Geral do Município: Hélio Leitão

Perfil dos Secretários

Anunciado para a Chefia de Gabinete, Eudes Bringel é filiado ao PSD e foi eleito vereador pela segunda vez em Fortaleza. Eudes já coordenou projetos na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS), vinculada ao governo estadual, e é vice-presidente da Federação Cearense de Futebol.

Júnior Castro, atual prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), já havia sido anunciado como secretário de Governo. Ele é formado em Direito e também ocupou o cargo de vice-prefeito de Chorozinho entre 2013 e 2016.

Outro nome já anunciado era o da futura secretária da Saúde, Socorro Martins. Socorro é professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem uma longa trajetória de atuação na área, tendo dirigido unidades como o Hospital de Messejana e o Hospital de Maracanaú. Ela também já foi secretária da Saúde na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, entre 2013 e 2016.

Denise Carrá, confirmada para a pasta do Turismo, é advogada e atual secretária de Eventos, Comunicação e Publicidade da Casa Civil do Ceará. Dentre outros cargos já ocupados por Denise estão o de secretária Executiva do Turismo e de Procuradora Jurídica da Cagece.

Uma das pastas estratégicas, que coordena as ações da Guarda Municipal de Fortaleza, é a de Segurança Cidadã, que ficará com o coronel Márcio Oliveira. O futuro secretário é formado em Direito e em Segurança Pública, tendo comandado a Polícia Militar do Ceará entre 2020 e 2023. O coronel também é fundador do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Para a Controladoria e Ouvidoria do Município, Evandro anunciou Silvia Correia, graduada em Ciências Econômicas. Ela foi secretária adjunta da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará e é atual controladora da Assembleia Legislativa do Ceará. A Procuradoria Geral do Município ficará sob a gestão do advogado Hélio Leitão. Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará e integra atualmente o Conselho Federal do órgão. Hélio já foi secretário estadual da Justiça e Cidadania e assessor para Assuntos Internacionais.

A lista de titulares para as demais pastas, como Educação, Infraestrutura e Cultura, ainda deve ser publicada oficialmente pelo futuro gestor.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema de desmonte de celulares no CE: caso de furto solucionado

Polícia desarticula esquema de desmonte de celulares para retirada de peças, no CE

A investigação teve início após o furto de um celular no Bairro Meireles, em Fortaleza.

A Polícia Civil desmantelou na manhã desta sexta-feira (20) um esquema de desmonte de celulares para retirada de peças no Centro de Quixadá, interior cearense.

A investigação começou após o furto de um IPhone 13 no bairro Meireles, em Fortaleza. A vítima entrou em contato com policiais civis e informou que o rastreamento do seu celular indicava que estava em Quixadá.

Neste dia, a equipe notou movimentação no aparelho e iniciou as investigações. O celular foi encontrado em uma loja de assistência técnica. Conforme informações da polícia, o dono da loja alegou que estava apenas guardando o celular e que o aparelho não era de sua propriedade.

A polícia conseguiu localizar a pessoa que deixou o celular na loja. Durante o interrogatório, ele alegou ter comprado o celular em Fortaleza e levado para Quixadá. Na ocasião da compra, o celular estava com o anúncio “iPhone para desbloqueio ou retirada de peça”.

O indivíduo pagou R$ 470,00 pelo iPhone 13. O responsável pela assistência técnica foi preso em flagrante por receptação qualificada. Já o indivíduo que levou o celular para Quixadá também foi autuado por receptação dolosa.

O caso foi encerrado e encaminhado ao Poder Judiciário. A vítima já foi informada sobre a recuperação do celular e irá até Quixadá para receber seu aparelho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp