Contrato operacional assinado para o Trem Rio-Minas: novidades e expectativas. Acompanhe!

Em Brasília, foi assinado o contrato operacional da linha férrea do projeto Trem Rio-Minas, que visa estabelecer um novo meio de transporte de passageiros entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. O primeiro módulo terá 36 quilômetros de extensão, conectando Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e Chiador, na Zona da Mata mineira. O próximo passo é obter a autorização operacional da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para que o trem turístico possa circular nesse trecho.

A assinatura do Contrato Operacional Específico (COE) ocorreu na quarta-feira (11) e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades envolvidas no projeto. O processo de liberação da operação pel(URL)A ANTT deve ser concluído em até 30 dias, possibilitando que a composição do trem siga para Três Rios e marque o início das operações. O investimento de R$ 36 milhões da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) também inclui o plano de recuperação da linha férrea e o transporte de ativos da Oscip Amigos do Trem, sediada em Recreio.

O projeto Trem Rio-Minas foi concebido em 2016 pelo idealizador Paulo Henrique do Nascimento e tem como objetivo estabelecer um itinerário turístico de 168 km de extensão, passando por cidades como Cataguases, Leopoldina, Volta Redonda, e Além Paraíba, além das já mencionadas Três Rios, Sapucaia e Chiador. Com a previsão de possuir 15 carros de passageiros e capacidade para transportar até 837 pessoas por viagem, o trem turístico promete oferecer uma nova experiência de turismo ferroviário na região.

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pelo projeto, não possui ligação com o Poder Público e tem realizado uma vaquinha online para arrecadar fundos destinados à manutenção e revitalização dos equipamentos. Com o empenho de todos os envolvidos e a expectativa de liberação da operação pela ANTT em breve, o Trem Rio-Minas está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade e proporcionar aos viajantes uma viagem única e memorável entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Não deixe de acompanhar as novidades sobre o Trem Rio-Minas no Diário do Estado redes sociais da Zona da Mata para ficar por dentro de tudo que acontece nesse emocionante projeto ferroviário. Junte-se a nós nessa jornada e prepare-se para embarcar em uma viagem repleta de história, cultura e paisagens deslumbrantes através do Trem turístico Rio-Minas, uma iniciativa que promete transformar o turismo na região e encantar a todos os seus passageiros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp