Hidratação diária, uso de umidificador e óculos de sol são algumas recomendações para evitar infecções e alergias
Com a proximidade do inverno, que começa no próximo dia 21, além da temperatura mais amena, predomina o tempo seco e umidade do ar em nível abaixo do recomendado. Esse cenário contribui para uma maior incidência de problemas na visão, como alergias, infecções, conjuntivite e síndrome do olho seco. Por isso, é preciso alguns cuidados diários para evitar o desenvolvimento desses males.
“Nesse período, as pessoas estão mais suscetíveis a infecções, principalmente aquelas que trabalham ao ar livre, usam lentes de contato ou passaram recentemente por algum procedimento cirúrgico nos olhos”, ressalta a dra. Tatiana Brito.
Entre os problemas mais comuns, está a síndrome do olho seco, que traz ardência, irritação, olhos vermelhos, visão borrada e sensação de areia nos olhos. “O clima seco, aliado à poluição que estamos sujeitos diariamente, potencializa ainda mais esses sintomas”, salienta. Nesses casos, a recomendação é procurar atendimento médico, mas, segundo Tatiana, o tratamento mais comum é o uso de colírios lubrificantes.
O cuidado com os olhos nessa época é uma atitude imprescindível. Para amenizar o impacto da estação, a dra. Tatiana Brito orienta beber muita água, fazer uso de umidificador, usar óculos de sol, sempre lavar as mãos, e evitar contato das mesmas com os olhos. “É preciso também ter atenção com a automedicação, que aumenta muito nesse período, na crença de que aliviam a irritação dos olhos”, alerta a oftalmologista.